O Projeto Debian lançou o Debian 12 com novos recursos, atualizações e melhorias. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que criaram uma causa comum para criar um sistema operacional livre. Este sistema operacional é chamado Debian.
Atualmente, os sistemas Debian usam o kernel do Linux. O Linux é um software completamente gratuito iniciado por Linus Torvalds e apoiado por milhares de programadores em todo o mundo.
Naturalmente, o que as pessoas querem é o software aplicativo: programas para ajudá-los a conseguir o que querem fazer, desde a edição de documentos, a execução de uma empresa, a execução de jogos, até a criação de mais softwares.
O Debian vem com mais de 50.000 pacotes (software pré-compilado que é empacotado em um formato agradável para fácil instalação em sua máquina), tudo isso gratuito.
É um pouco como uma torre. Na base está o kernel. Além disso, estão todas as ferramentas básicas. Em seguida é todo o software que você executa no computador.
No topo da torre está o Debian – cuidadosamente organizando e ajustando tudo para que tudo funcione em conjunto.
Agora, o Projeto Debian lançou a versão final do sistema operacional Debian 12 Bookworm, um grande lançamento que traz vários novos recursos, componentes atualizados e muitas melhorias.
Novidades do Debian 12 Bookworm
Sim. Depois de quase dois anos de trabalho árduo, o Debian 12 Bookworm finalmente chegou e é alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo.
Este kernel traz drivers novos e atualizados para suportar hardware moderno e será suportado oficialmente até dezembro de 2026.
E os novos recursos no Debian 12 Bookworm incluem um novo repositório de firmware não-livre que consiste em pacotes de firmware “não-livre” divididos do repositório non-free do Debian.
Aqueles que atualizarem do Debian 11 para o Debian 12 terão que adicionar o novo repositório de firmware não-livre aos seus arquivos sources.list.
O Debian 12 também traz suporte de leitura/gravação para APFS (Apple File System) com os utilitários apfsprogs e apfs-dkms, uma nova ferramenta chamada ntfs2btrfs que permite converter unidades NTFS em Btrfs, uma nova implementação malloc chamada mimalloc, um novo servidor SMB do kernel chamado ksmbd-tools e suporte para o layout do sistema de arquivos raiz merged-usr.
Outros novos recursos incluem suporte Secure Boot em sistemas AArch64 (ARM64) compatíveis com UEFI, um novo pacote de servidor brilhante para Debian Med Blend que simplifica aplicativos científicos da web usando a linguagem R, bem como GNU Compiler Collection (GCC) 12.2 como sistema padrão compilador.
Este lançamento também inclui uma arte completamente nova chamada Emerald, desenhada (mais uma vez) por Juliette Taka.
Novas fontes também estão presentes nesta versão principal do Debian, junto com uma nova ferramenta de linha de comando fnt
para acessar 1.500 fontes compatíveis com DFSG.
Segundo o anúncio de lançamento:
“Esta versão contém mais de 11.089 novos pacotes para uma contagem total de 64.419 pacotes, enquanto mais de 6.296 pacotes foram removidos como obsoletos. 43.254 pacotes foram atualizados nesta versão. O uso geral do disco para bookworm é de 365.016.420 kB (365 GB) e é composto por 1.341.564.204 linhas de código.”
Outras mudanças dignas de nota incluem a descontinuação do os-prober por padrão no gerenciador de inicialização GRUB para verificar as instalações existentes do sistema operacional.
Isso afeta principalmente os usuários de inicialização dupla, que precisarão confiar no dpkg-reconfigure agora.
O Debian Bookworm também deprecia o uso de bash como /bin/sh, remove os pacotes libpam-ldap e libnss-ldap porque eles não são mais mantidos upstream e os substitui por libpam-ldapd e libnss-ldapd, remove o tempfile e renomeia.ul (mktemp e file-rename podem ser usados como substitutos) e substitui rsyslog pelo utilitário systemd journalctl para visualizar logs.
Além disso, a ferramenta which
tornou-se obsoleta. O Projeto Debian recomenda usar o command -v
para escrever scripts de shell), bem como type
ou type-a
para usuários de shell Bash interativos. Os usuários de ZSH, CSH e TCSH não são afetados por essa alteração.
Por fim, o Debian 12 Bookworm será suportado por cinco anos, até junho de 2028.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Debian 12 Bookworm
As imagens ISO do Debian 12 podem ser baixadas acessando a página de download da distribuição.
As imagens de instalação são fornecidas para 32 bits (i386), 64 bits (x86_64), AArch64 (arm64), Armel, ARMhf, MIPS Little Endian de 64 bits (mips64el), MIPS (mipsel), PowerPC 64 -bit Little Endian (ppc64el), RISC-V (riscv64) e IBM System z (s390x).
Debian 12 Bookworm está disponível para download como imagens live pré-instaladas com os ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS, GNOME 43, Xfce 4.18, Cinnamon 5.6, MATE 1.26, LXDE 11 e LXQt 1.2.0. No entanto, essas imagens live são suportadas apenas em sistemas de 64 bits e 32 bits.
A atualização do Debian 11 Bullseye para o Debian 12 Bookworm também é possível e bastante fácil seguindo as instruções oficiais de atualização (não se esqueça de adicionar o novo repositório de firmware non-free).
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux