O Projeto Debian lançou o Debian 12 Bookworm alpha 1 com mais suporte para ARM. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que criaram uma causa comum para criar um sistema operacional livre. Este sistema operacional é chamado Debian.
Atualmente, os sistemas Debian usam o kernel do Linux. O Linux é um software completamente gratuito iniciado por Linus Torvalds e apoiado por milhares de programadores em todo o mundo.
Naturalmente, o que as pessoas querem é o software aplicativo: programas para ajudá-los a conseguir o que querem fazer, desde a edição de documentos, a execução de uma empresa, a execução de jogos, até a criação de mais softwares.
O Debian vem com mais de 50.000 pacotes (software pré-compilado que é empacotado em um formato agradável para fácil instalação em sua máquina), tudo isso gratuito.
É um pouco como uma torre. Na base está o kernel. Além disso, estão todas as ferramentas básicas. Em seguida é todo o software que você executa no computador.
No topo da torre está o Debian – cuidadosamente organizando e ajustando tudo para que tudo funcione em conjunto.
Agora, o Projeto Debian lançou hoje a primeira versão alfa de desenvolvimento do instalador para a próxima série de sistemas operacionais Debian 12 Bookworm, com lançamento previsto para o próximo ano.
Novidades do Debian 12 Bookworm alpha 1
O trabalho no Debian 12 Bookworm começou há alguns meses, mas agora há também um instalador oficial para os primeiros usuários e entusiastas do Linux/Debian que desejam experimentar os novos recursos e melhorias.
O instalador Debian 12 Bookworm vem com suporte para a mais recente série de kernel Linux 5.19 e apresenta várias melhorias de hardware, começando com a detecção do sistema operacional Windows 11 se você planeja inicialização dupla Debian GNU/Linux e Windows no mesma máquina.
O suporte para novos dispositivos ARM também foi adicionado, incluindo os computadores de placa única Banana Pi BPI M2 Ultra, ODROID-C4, ODROID-HC4, ODROID-N2 e ODROID-N2+, o smartphone Linux Librem 5r4 (Evergreen) da Purism , bem como o laptop modular MNT Reform Versão 2.
Novos dispositivos RISC-V também são suportados, incluindo o SiFive HiFive Unmatched e BeagleV Starlight Beta, bem como o Microchip PolarFire-SoC Icicle Kit, uma plataforma de desenvolvimento de baixo custo que permite a avaliação do RISC-V compatível com Linux de 5 núcleos subsistema de microprocessador.
Entre outras mudanças notáveis implementadas no instalador do Debian 12 Bookworm, há suporte a leitor de tela habilitado por padrão para o ambiente de desktop Cinnamon, inicialização automática de síntese de fala, detecção mais fácil de dispositivos multipath e suporte para vários caminhos initrd.
O instalador também adiciona suporte para a distribuição Exherbo Linux baseada em fonte, detecção de drivers NTFS3 para kernels Linux 5.15 ou posterior (além de NTFS e NTFS-3G) e detecção de arquivos initramfs do Alpine Linux.
Outra mudança interessante é que o instalador não oferece mais suporte experimental dmraid.
Por fim, a versão final do Debian Bookworm está prevista para o verão de 2023.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Debian 12 Bookworm alpha 1
E quem quer fazer uma instalação nova, o Debian 11 está disponível como um conjunto de DVDs de instalação padrão, bem como um conjunto separado de imagens de DVD live com ambientes de desktop populares, incluindo uma recém-adicionada edição LXQt.
As imagens ISO do Debian 12 Bookworm alpha 1 podem ser baixadas acessando a página de download da distribuição.
Estes estão disponíveis para 64 bits (amd64), 32 bits (i386), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64el), IBM System z (s390x), MIPS 64 bits Little Endian (mips64el), MIPS 32 bits Little Arquiteturas Endian (mipsel), Armel, ARMhf e AArch64 (arm64).
Além disso, você também pode baixar as imagens live do Debian com os ambientes de desktop KDE Plasma, GNOME, Xfce, LXDE, LXQt, Cinnamon e MATE pré-instalados.
Eles estão disponíveis apenas para arquiteturas de 64 e 32 bits.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux