Após encerrar o suporte regular, o Debian 11 entrou na fase de suporte de longo prazo, que começa em 15 de agosto de 2024.
O Debian, uma das distribuições Linux mais estimadas e amplamente utilizadas, fez a transição de sua versão 11, codinome ‘Bullseye’, de atualizações de segurança regulares para uma fase de Suporte de Longo Prazo (LTS) a partir de 15 de agosto de 2024.
Debian 11 entrou na fase de suporte de longo prazo
É isso mesmo! O Debian 11 ‘Bullseye’ encerra o suporte regular. O LTS assume até 2026. E os usuários são incentivados a mudar para o 12 ‘Bookworm’ para obter os recursos mais recentes. Essa mudança ocorre exatamente três anos após seu lançamento inicial.
A abordagem da distribuição para manter suas várias versões é estruturada para garantir estabilidade e segurança para todos os seus usuários. Deixe-me explicar.
Cada lançamento do Debian, incluindo o Bullseye, normalmente desfruta de três anos de suporte regular de suas equipes de lançamento, seguidos por dois anos adicionais sob o guarda-chuva LTS.
Isso torna o ciclo de vida previsível: cinco anos de uso com suporte a partir da data de lançamento.
Para o Bullseye, a fase de suporte regular terminou em 14 de agosto de 2024. A fase LTS se estenderá de 15 de agosto de 2024 até 31 de agosto de 2026.
Durante esse período, a equipe Debian LTS assumirá as responsabilidades das equipes de Segurança e Lançamento, concentrando-se exclusivamente em atualizações críticas de segurança e correções essenciais.
Com o início da fase LTS do Bullseye, os usuários são encorajados a considerar a atualização para o Debian 12 ‘Bookworm’, a versão estável atual. Ele receberá atualizações regulares até 10 de junho de 2026 e fará a transição para sua própria fase LTS até 30 de junho de 2028.
Se você não tem certeza de como atualizar, não se preocupe. Nós temos tudo o que você precisa. Nosso guia passo a passo testado e comprovado o guiará perfeitamente pela atualização do seu sistema 11 ‘Bullseye’ para 12 ‘Bookworm’.
Por fim, os usuários precisam estar cientes de que, embora a maioria dos pacotes seja coberta pelo LTS, alguns podem não ser suportados.
Eles podem ser identificados instalando o pacote “debian-security-support“, que verifica e notifica os usuários sobre quaisquer pacotes não suportados críticos para seus sistemas.
Para mais informações sobe porque o Debian 11 entrou na fase de suporte de longo prazo, consulte o anúncio.