Debian 11 entrou na fase de suporte de longo prazo

Após encerrar o suporte regular, o Debian 11 entrou na fase de suporte de longo prazo, que começa em 15 de agosto de 2024.

O Debian, uma das distribuições Linux mais estimadas e amplamente utilizadas, fez a transição de sua versão 11, codinome ‘Bullseye’, de atualizações de segurança regulares para uma fase de Suporte de Longo Prazo (LTS) a partir de 15 de agosto de 2024.

Debian 11 entrou na fase de suporte de longo prazo

Debian 11 entrou na fase de suporte de longo prazo
Debian 11 entrou na fase de suporte de longo prazo

É isso mesmo! O Debian 11 ‘Bullseye’ encerra o suporte regular. O LTS assume até 2026. E os usuários são incentivados a mudar para o 12 ‘Bookworm’ para obter os recursos mais recentes. Essa mudança ocorre exatamente três anos após seu lançamento inicial.

A abordagem da distribuição para manter suas várias versões é estruturada para garantir estabilidade e segurança para todos os seus usuários. Deixe-me explicar.

Cada lançamento do Debian, incluindo o Bullseye, normalmente desfruta de três anos de suporte regular de suas equipes de lançamento, seguidos por dois anos adicionais sob o guarda-chuva LTS.

Isso torna o ciclo de vida previsível: cinco anos de uso com suporte a partir da data de lançamento.

Para o Bullseye, a fase de suporte regular terminou em 14 de agosto de 2024. A fase LTS se estenderá de 15 de agosto de 2024 até 31 de agosto de 2026.

Durante esse período, a equipe Debian LTS assumirá as responsabilidades das equipes de Segurança e Lançamento, concentrando-se exclusivamente em atualizações críticas de segurança e correções essenciais.

Com o início da fase LTS do Bullseye, os usuários são encorajados a considerar a atualização para o Debian 12 ‘Bookworm’, a versão estável atual. Ele receberá atualizações regulares até 10 de junho de 2026 e fará a transição para sua própria fase LTS até 30 de junho de 2028.

Se você não tem certeza de como atualizar, não se preocupe. Nós temos tudo o que você precisa. Nosso guia passo a passo testado e comprovado o guiará perfeitamente pela atualização do seu sistema 11 ‘Bullseye’ para 12 ‘Bookworm’.

Por fim, os usuários precisam estar cientes de que, embora a maioria dos pacotes seja coberta pelo LTS, alguns podem não ser suportados.

Eles podem ser identificados instalando o pacote “debian-security-support“, que verifica e notifica os usuários sobre quaisquer pacotes não suportados críticos para seus sistemas.

Para mais informações sobe porque o Debian 11 entrou na fase de suporte de longo prazo, consulte o anúncio.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.