O projeto Debian lançou o Debian 10.2 Buster com mais de 100 correções de bugs e segurança. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Linux é um software totalmente gratuito, iniciado por Linus Torvalds e suportado por milhares de programadores em todo o mundo. Obviamente, o que as pessoas querem é um software de aplicativo: programas para ajudá-los a fazer o que querem, da edição de documentos à administração de uma empresa, passando por jogos, até a criação de mais software.
O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que fizeram uma causa comum para criar um sistema operacional livre. Este sistema operacional é chamado Debian. Os sistemas Debian atualmente usam o kernel do Linux.
O Debian vem com mais de 50.000 pacotes (software pré-compilado que é empacotado em um bom formato para facilitar a instalação em sua máquina) – tudo isso de graça. É um pouco como uma torre. Na base está o kernel.
Além disso, estão todas as ferramentas básicas. A seguir está todo o software que você executa no computador. No topo da torre está o Debian – organizando e ajustando cuidadosamente tudo para que tudo funcione em conjunto.
Agora, o projeto lançou mais uma atualização de seu sistema universal, o Debian 10.2 Buster.
Chegando pouco mais de dois meses após o primeiro lançamento, o Debian 10.2 Buster é o novo meio de instalação para quem deseja implantar o sistema operacional em novos computadores ou reinstalar e não deseja baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação.
Novidades do Debian 10.2 Buster
O Debian 10.2 é a segunda atualização de manutenção do sistema operacional que foi nomeada “Buster” como um nome de código.
Como tal, ela não inclui novos recursos que merecem ser mencionados, mas corrige muitos bugs de todos os tipos incluídos na nota de versão.
Por outro lado, um pacote também foi removido, um dos quais muitos usuários não vão gostar.
Essa atualização contém um total de 115 mudanças, consistindo em 66 correções diversas de erros e 49 atualizações de segurança para vários pacotes e aplicativos principais incluídos nos arquivos principais.
Entre as mudanças introduzidas no Debian 10.2, há um total de 49 falhas de segurança. O restante das alterações são correções de bugs e uma surpreendente, a remoção do pacote firefox-esr.
O Debian diz que foi removido devido a “circunstâncias fora do nosso controle” e não é mais suportado “devido à dependência de compilação do nodejs”.
Esses mesmos softwares já foram liberados para aqueles que têm o sistema operacional instalado e atualizado.
Mas o Projeto Debian observa que:
“Observe que o point release não constitui uma nova versão do Debian 10, mas atualiza apenas alguns dos pacotes incluídos. Não há necessidade de jogar fora a mídia antiga de buster. Após a instalação, os pacotes podem ser atualizados para as versões atuais usando um espelho Debian atualizado.”
Sim. O Projeto Debian lembra que uma versão “unida” como esta não é uma nova versão do Debian 10, mas sim atualizações de alguns dos pacotes incluídos na versão lançada em julho. Não é necessário executar uma instalação do zero e os usuários existentes receberão as atualizações da maneira usual.
Nos próximos dias, o Projeto Debian também lançará novas imagens ISO live e instaláveis para o Debian 10.2 Buster, que, mais uma vez, são recomendadas apenas para aqueles que desejam instalar o último Debian 10 Buster ou reinstalar as instalações existentes.
O restante dos usuários do sistema devem apenas garantir que suas instalações estejam atualizadas executando o comando “sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
” em um emulador de terminal ou use seu gerenciador de pacotes gráfico favorito para aplicar todas as atualizações disponíveis.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Baixe e experimente o Debian 10.2 Buster
A imagem ISO do Debian 10.2 Buster já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 273