DebEX LXQt edition Build 191209 lançado com Kernel 5.4.2 e mais

O desenvolvedor Linux Arne Exton lançou uma nova versão de sua distribuição, o DebEX LXQt edition Build 191209. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O DebEX é um projeto Linux de código aberto baseado e inspirado na popular distribuição Debian. Ele é distribuído em três edições, uma com o ambiente de desktop LXQt, uma com o KDE Plasma e outra com os desktops GNOME e MATE, como imagens híbridas ISO do Live DVD. DebEX Linux promete trazer de volta à vida os computadores mais antigos de 32 bits.

DebEX LXQt edition Build 191209 lançado com Kernel 5.4.2 e mais
DebEX LXQt edition Build 191209 lançado com Kernel 5.4.2 e mais

O menu de inicialização de todos os Live DVDs é muito simples, oferecendo aos usuários a capacidade de inicializar o sistema operacional com configurações normais, copiar todo o ambiente live na RAM (memória do sistema do computador) e ejetar a mídia, além de executar o sistema operacional no modo gráfico seguro (à prova de falhas) se a sua placa de vídeo não for suportada pelas duas primeiras opções.

Agora, o desenvolvedor Linux Arne Exton, lançou uma nova versão de sua distribuição, o DebEX LXQt edition Build 191209.

Novidades do DebEX LXQt edition Build 191209

Baseado na série de sistemas operacionais Debian 10 Buster, o DebEX Linux usa o LXQt como ambiente de desktop padrão, que é conhecido por ser muito amigável em termos de recursos e eficiente em computadores mais antigos de 15 ou 20 anos atrás.

Essa nova versão DebEX Linux vem com apenas um conjunto mínimo de pacotes instalados na imagem ISO ao vivo e instalável, o que a torna com menos de 1 GB de tamanho. Sob o capô, o DebEX Linux usa o maior e mais recente kernel Linux, Linux 5.4.2, para suporte de hardware pronto para uso.

No anúncio, Arne Exton disse o seguinte:

“Eu criei um novo sistema DebEX para computadores mais antigos. Ele usa o LXQt como ambiente de desktop. Eu poderia executar e instalar o DebEX LXQt sem problemas no meu computador mais antigo, um Acer Aspire 5102WLMi a partir do ano de 2006.”

O DebEX Linux também vem pré-instalado com o utilitário Refracta Snapshot, que permite aos usuários criar seus próprios sistemas instaláveis ​​e ao vivo de 32 bits baseados no Debian.

O Refracta Snapshot permite alterar tudo ao seu gosto e criar uma nova ISO ao vivo de uma maneira muito simples.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o DebEX LXQt edition Build 191209

A imagem ISO do DebEX LXQt edition Build 191209 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

O DebEX Linux também está disponível na edição DebEX Budgie/Enlightenment nos ambientes de desktop Budgie 10.5 e Enlightenment 0.23.1, na edição DebEX GNOME na área de trabalho GNOME 3.30 e na edição DebEX KDE na área de trabalho do KDE Plasma 5.14, que você pode baixar no site do projeto.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 266
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.