Conheça o Deb-Get, o Apt-Get para software de terceiros no Ubuntu criado por Martin Wimpress, o ex-lider do UBuntu desktop na Canonical.
A maioria de nós está intimamente familiarizada com o quão grande é a instalação de software no Ubuntu a partir da linha de comando.
Mas é provável que existam alguns aplicativos que você gostaria de instalar, mas não pode.
O Google Chrome é o meu navegador principal. Toda vez que faço uma nova instalação do Ubuntu ou um derivado como Pop!_OS ou Linux Mint, geralmente tenho que me esforçar para obtê-lo de uma fonte oficial.
Agora, já é simples instalar o Google Chrome no Ubuntu: vá para o site do Chrome, baixe o instalador .deb mais recente e sudo dpkg -i install
(embora eu possa clicar duas vezes no deb e instalá-lo usando uma GUI, como um Joe normal pode, mas ei.
No entanto, isso não é apt-get eficiente.
Surpreendendo a todos, o super-herói da FOSS, Martin Wimpress, criou uma nova ferramenta que resolve isso, o Deb-Get.
Deb-Get, o Apt-Get para software de terceiros no Ubuntu
Ele permite que você instale instaladores .deb de repositórios de terceiros (incluindo PPAs), bem como sites, Github e muito mais, tudo a partir da linha de comando, de uma maneira diretamente inspirada no apt.
Ou para citar a página do GitHub do projeto:
“funcionalidade apt-get para .debs publicados em repositórios de terceiros ou via download direto. Funciona no Ubuntu e em distribuições derivadas”.
Mas fica melhor.
Como o regular apt deb-get é capaz de lidar com a instalação de quaisquer dependências exigidas pelo software para ser executado (desde que essas dependências estejam no repositório do Ubuntu), e também pode lidar com atualizações, upgrades, remoções (incluindo purge), limpeza e pesquisa.
A justificativa de Martin para criar a ferramenta (para que ninguém reclame; ele tem o direito de gastar seu tempo fazendo o que quiser) é que os repositórios de terceiros existem e não vão desaparecer só porque esperamos que sim.
Estou firmemente no campo que considera o Flatpak o futuro, mas também sou pragmático: nem tudo está no Flathub e nem tudo estará no Flathub.
Além disso, há outras razões pelas quais você pode querer sair de um hub de aplicativos centralizado ou dos repositórios principais do Ubuntu, como querer usar software não empacotado tecnicamente para o Ubuntu; software que tem uma cadência de lançamento mais rápida do que disponível em outros lugares; ou software com restrições de licenciamento que impedem sua disponibilidade mais comum.
É por isso que deb-get é tão deb-liciosamente excitante.
Você pode baixar deb-get para usar em seu próprio sistema e obter mais informações sobre o projeto na página Get Deb no Github.
Uma vez instalado, execute deb-get list
para ver o software disponível para instalação usando-o.
Em seguida, instale o software executando o sudo deb-get aplicativo
! Todos os seus comandos favoritos do apt têm equivalentes aqui, então você pode deb-get search
, deb-get purge
, e deb-get clean
.