Categorias
Arch bodhi CentOS Debian Deepin Elementary Fedora Gentoo Kali Kylin LFS Linux Linux Mint Mageia Mandriva Manjaro Notícias Open Source OpenMandriva openSUSE pclinuxos Pop!_OS Red Hat Sabayon Scientific slackware Software livre Solus SUSE Tecnologia Trisquel Ubuntu Zorin

Darktable 5 lançado com novos recursos, melhorias, e mais

Foi lançado o Darktable 5 com novos recursos, melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Leia o restante do texto “Darktable 5 lançado com novos recursos, melhorias, e mais”

Foi lançado o Darktable 5 com novos recursos, melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.

Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.

Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.

E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.

Agora, a equipe do darktable anunciou o lançamento do darktable 5.

Novidades do Darktable 5

Darktable 5 lançado com novos recursos, melhorias, e mais

Darktable 5.0 é uma grande atualização que introduz novos recursos, melhorias e suporte aprimorado para câmeras.

O Darktable 5.0 traz grandes melhorias de UI/UX, como estilos específicos de câmera para mais de 500 modelos de câmera para se aproximar mais da renderização JPEG fora da câmera, uma tela inicial opcional mostrando o progresso da inicialização, um tema de alto contraste com texto branco brilhante em um fundo cinza escuro, mais dicas para novos usuários em um Lighttable vazio e uma preferência global para trocar os painéis laterais esquerdo e direito na visualização da câmara escura.

Ele também introduz cabeçalhos de módulo utilitário de arrastar e soltar para reposicioná-los nos painéis esquerdo e direito do Lighttable, bem como verticalmente para todas as visualizações, e melhora o arrastar e soltar de módulos de processamento no painel direito da sala escura.

Além disso, o Darktable agora permite que os usuários selecionem os módulos utilitários que desejam exibir nos painéis nas diferentes visualizações.

Há também mais dicas para novos usuários em um Lighttable vazio, duas novas imagens de espaço reservado para erros para distinguir entre imagens ausentes, sem suporte e corrompidas, dicas de ferramentas aprimoradas para cabeçalhos de módulo utilitário, feedback durante o processamento de operações de imagem em massa, visualização em miniatura do efeito de anexar o estilo à edição da imagem ativa e um novo ícone para o botão do operador no filtro de rótulo de cor.

Além dessas melhorias de UX/UI, o Darktable 5.0 adiciona suporte para usar viés de exposição para formar coleções e como um filtro de exibição, melhora a visualização do efeito do equalizador de cores, adiciona o alias Calibrite para o X-Rite ColorChecker na calibração de cores, adiciona suporte para desfazer e refazer para ações feitas na tira de filme no Darkroom e melhora o suporte de depuração para verificar os resultados da CPU vs. GPU.

Esta versão também adiciona uma ação no Darkroom para sincronizar o último módulo editado no módulo editado atual para a seleção, aumenta significativamente a velocidade de codificação AVIF sem comprometer a qualidade da saída, melhora o armazenamento de exportação do Piwigo com suporte para especificar um padrão de nome de arquivo para o arquivo exportado e adiciona suporte para importar arquivos JPEG 2000 com extensões de arquivo .jpf e .jpx.

Além disso, o Darktable 5.0 adiciona suporte de leitura para imagens codificadas em JPEG 2000 em contêineres HEIF com a extensão de arquivo .hej2, adiciona suporte de leitura para arquivos HEIF com compactação AVC (H.264) e a extensão de arquivo .avci, adiciona suporte para tags EXIF ​​‘AnalogBalance’ usadas para calibração de cores e ‘LinearResponseLimit’ usadas na reconstrução de realces e adiciona uma predefinição de verificador de cores expandida ao módulo Color Look Up Table.

Mas isso não é tudo, pois o Darktable 5.0 também adiciona suporte para edição de quaisquer amostras de seletor de cores ao vivo, adiciona mais variáveis ​​de substituição para usar campos de dados EXIF, adiciona suporte para todos os recursos padrão do Bauhaus à interface de exposição de histograma, adiciona um indicador visível ao módulo de calibração de cores quando sua seção de mapeamento de cores tem configurações não neutras e aumenta a distância focal máxima para filtragem de predefinições aplicadas automaticamente para 2000 mm.

Como esperado de uma nova versão do Darktable, o suporte à câmera foi aprimorado. O Darktable 5.0 introduz suporte para câmeras Fujifilm X-M5 (comprimida), Fujifilm X-T50 (comprimida), Leica D-Lux 8 (DNG), Leica M11-D (DNG), Leica Q3 43 (DNG), Minolta Alpha Sweet Digital e Minolta Alpha-7 Digital.

A lista de câmeras recém-suportadas no Darktable 5.0 continua com Nikon Z50_2 (comprimida em 14 bits), Nikon Z6_3 (comprimida em 14 bits), Panasonic DC-FZ80D (4:3), Panasonic DC-FZ82D (4:3), Panasonic DC-FZ85 (4:3), Panasonic DC-FZ85D (4:3), Panasonic DC-G100D (4:3), Phase One P20+ e Sony ILCE-1M2.

Ele também apresenta novos presentes de balanço de branco para as câmeras Nikon Z6_3 e Sony ILCE-6700, bem como novos perfis de ruído para as câmeras Canon PowerShot G1 X, Leica M11 e Nikon Z6_3. Entre outras mudanças, o Darktable 5.0 adiciona uma implementação OpenCL do equalizador de cores, melhora a velocidade das operações de imagem em massa e melhora significativamente o carregamento de arquivos PFM.

Por fim, muitos bugs foram eliminados nesta versão.

Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.

Como instalar

Você pode atualizar para o Darktable 5 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.

Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile