Foi lançado o Darktable 4.8 com novos recursos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.
Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.
Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.
E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.
Agora, a equipe do darktable anunciou o lançamento do darktable 4.8.
Novidades do Darktable 4.8
Darktable 4.8 é uma grande atualização que apresenta novos recursos, melhorias e suporte aprimorado para câmeras.
Os destaques do Darktable 4.8 incluem um novo módulo equalizador de cores para controlar matiz, luminosidade e saturação com base nas cores, dois novos módulos para suportar a composição de imagens, nomeadamente Enlarge Canvas e Overlay, bem como um novo botão de alternância para alternar o modo de câmara escura, que força o processamento de pixel-pipe a usar todos os dados da imagem em vez da área exibida.
Esta versão também adiciona suporte para arquivos DNG que exigem tags CameraCalibration para equilíbrio de branco correto, um contorno tracejado da área atualmente selecionada na visualização de impressão, suporte para importação de imagens no local em uma montagem GVFs no Linux, e suporte para histograma com perfil CMYK.
Ele também adiciona mais tipos de coleção e filtros para flash, balanço de branco, programa de exposição, modo de medição e agrupamento de imagens, introduz suporte para mistura de máscaras ao módulo de reconstrução de destaques, adiciona mais campos EXIF ao módulo de informações de imagem, e adiciona suporte para restaurar snapshots como o novo histórico.
Como esperado de um novo lançamento do Darktable, o suporte à câmera foi aprimorado. Darktable 4.8 apresenta suporte para Canon EOS R100, Canon EOS R50, Canon EOS R6 Mark II, Canon EOS R8, Canon EOS Ra, Fujifilm FinePix S9600fd, Fujifilm X100VI (compressed), GoPro FUSION (DNG), Leica SL3 (DNG), OM System OM-1 Mark II, Panasonic DC-TZ95D (4:3), Panasonic DMC-FX150 (4:3, 3:2, 16:9), Panasonic DMC-FZ28 (3:2), Phase One P25, Phase One P45+, Ricoh GR III HDF (DNG), Ricoh GR IIIx HDF (DNG), Sony ILCE-9M3, e Sony UMC-R10C
Além disso, há novos presentes de balanço de branco para as câmeras Canon EOS R6 Mark II, Fujifilm X-H2, OM System OM-1 Mark II e OM System OM-5, bem como novos perfis de ruído para a Canon EOS. R6 Mark II, Fujifilm GFX 50R, OM System OM-1 Mark II, OM System OM-5, Phase One IQ180, Sony ILCE-9M3 e câmeras Sony ZV-1.
Por fim, muitos bugs foram eliminados nesse lançamento.
Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.
Como instalar
Você pode atualizar para o Darktable 4.8 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu