Foi lançado o Darktable 4.6 com suporte a novas câmeras, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.
Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.
Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.
E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.
Agora, a equipe do darktable anunciou o lançamento do darktable 4.6.
Novidades do Darktable 4.6
Os destaques do darktable 4.6 incluem a capacidade de salvar automaticamente o histórico de edição a cada 10 segundos na visualização da câmara escura, um novo módulo de processamento “rgb primários” que pode ser usado para correções delicadas de cores e gradação criativa de cores, bem como a capacidade de sempre mostrar o totalmente sem cortes ao trabalhar com os módulos liquefazer e retocar.
Ele também adiciona uma nova seção “primárias” ao módulo “sigmóide” que pode ser usada para lidar com situações difíceis de iluminação, como LEDs, e ajustar a aparência geral da imagem, além de adicionar a capacidade de mostrar imediatamente uma imagem em alta resolução. qualidade ao fazer panorâmica ou zoom na visualização da câmara escura.
O suporte básico da câmera para novas câmeras digitais também foi adicionado no darktable 4.6, incluindo Canon EOS Kiss F, Canon EOS Kiss X50, Canon EOS Kiss X90, Canon IXY 220F (dng, chdk), Canon PowerShot SX220 HS (chdk), Fujifilm FinePix SL1000, Fujifilm X-S20 (compactado), ImBack ImB35mm (chdk), Leica M10-D (dng), Leica M10-P (dng), Leica M10-R (dng), Leica M11-P (dng), Leica Q2 Monocromático (dng), Leica SL2 (dng) e Leica SL2-S (dng).
Além disso, o darktable agora também suporta Nikon Coolpix A1000 (12 bits não compactado), Nikon Z f (14 bits compactado), OM System TG-7, Panasonic DC-TZ200D (3:2), Panasonic DC-TZ202D (3:2), Panasonic DC-TZ220 (3:2), Panasonic DC-TZ220D (3:2), Panasonic DC-ZS200D (3:2), Panasonic DC-ZS220 (3:2), Panasonic DC-ZS220D (3:2), Panasonic DMC-G10 (3:2, 16:9, 1:1), Panasonic DMC-GM1S (4:3, 3:2, 16:9, 1:1), Pentax K-3 Mark III Monocromático, Pentax KF, Samsung EK-GN120, Samsung G920F (dng), Samsung G935F (dng), Samsung GX10 (dng), Samsung GX20 (dng), Sigma fp (dng), Sigma fp L (dng), Sigma sd Quattro (dng), Sigma sd Quattro H (dng), Sinar eVolution 75, Sony ILCE-6700, Sony ILCE-7CM2, Sony ILCE-7CR, Sony ILME-FX3 e câmeras Sony ZV-E1.
Darktable 4.6 também adiciona novas predefinições de equilíbrio de branco para as câmeras Leica M (Typ 240), Olympus E-P7, Olympus TG-6 e Sony ILCE-7CM2, bem como novos perfis de ruído para Canon IXY 220F, Nikon Z f, Câmeras Olympus E-P7, Pentax *ist DS e Sony ILCE-6700.
Além disso, esta versão acelera a exportação de imagens JPEG 2000 e TIFF em preto e branco, aumenta a velocidade de exibição de imagens na visualização do mapa em 25%, adiciona suporte de orientação automática ao importar imagens AVIF/HEIF, atualiza o suporte de exportação AVIF para que não haja conversão para YUV para sem perdas e implementa uma nova funcionalidade para gerar miniaturas automaticamente em segundo plano.
Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.
Como instalar
Você pode atualizar para o Darktable 4.6 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu