Foi lançado o Darktable 4.2 com suporte a JPEG-XL, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.
Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.
Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.
E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.
Agora, a equipe do darktable anunciou o lançamento do darktable 4.2.
Novidades do Darktable 4.2
Para a alegria daqueles que lidam com fotos RAW nos feriados, o Darktable 4.2 foi lançado hoje como o mais novo recurso lançado para este software de fluxo de trabalho de fotografia de código aberto que visa competir com o Adobe Photoshop Lightroom.
Darktable 4.2 adiciona um novo módulo de transformação de exibição Sidmoid, novos algoritmos no módulo de reconstrução de realce, suporte para visualizar o efeito de um estilo gerado pelo usuário em uma imagem antes de aplicá-lo, suporte para fazer uso de informações de correção de lente incorporadas nos metadados EXIF, reescrito funcionalidade de apresentação de slides para uma melhor experiência do usuário e uma variedade de outras alterações.
Quando se trata de suporte ao formato de arquivo, o Darktable 4.2 agora suporta a leitura de arquivos de imagem WebP, suporta perfis ICC incorporados em arquivos WebP exportados, suporte para a extensão JPEG File Interchange Format (JFIF) e, principalmente, adiciona o suporte a leitura/gravação de imagem JPEG-XL.
Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.
Como instalar
Você pode atualizar para o Darktable 4.2 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu