Foi lançado o Darktable 3.8 com grandes mudanças. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar ou atualizar no Linux.
O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.
Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.
Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.
E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.
Agora, Pascal Obry anunciou hoje o lançamento do Darktable 3.8.
Novidades do Darktable 3.8
Darktable 3.8 vem com grandes mudanças, como um sistema de atalho de teclado completamente renovado com suporte para controlar o aplicativo com outros dispositivos, como controladores de jogos ou dispositivos MIDI, um novo módulo de difusão ou nitidez que permite aos usuários simular ou reverter processos de difusão para reconstruir imagens, como bem como um novo módulo de desfoque referido à cena que permite sintetizar com precisão o desfoque de movimento e lente.
Outras mudanças importantes incluem suporte para várias imagens na visualização de impressão, um novo algoritmo LMMSE demosaic, suporte para o formato de imagem CR3 RAW da Canon e a disponibilidade global dos guias de composição do módulo de corte em todo o aplicativo.
Esta versão também renomeia o módulo de Correção de Perspectiva para Girar e Perspectiva para permitir que você defina manualmente as configurações de correção desenhando linhas ou retângulos em uma imagem e normaliza a ferramenta de perfil do verificador de cores em exposição para descartar um efeito de iluminação desigual e queda. fora.
Darktable 3.8 também adiciona suporte de leitura para o formato de arquivo HEIF/HEIC, suporte para arquiteturas ARM64 e Apple M1, suporte a timestamp na caixa de diálogo Camera Import, uma nova opção de escopo de forma de onda vertical, suporte para arquivos PNG no módulo de marca d’água, uma nova preferência para escolha o número de coleções recentes a serem exibidas, bem como uma nova opção para permitir que os usuários escolham quando começar a gravar alterações em arquivos auxiliares XMP.
Novas opções de classificação com base na captura, importação, modificação, última exportação e tempos da última impressão também estão presentes nesta versão, junto com o suporte para visualização de miniaturas para arquivos DNG na caixa de diálogo de importação.
Entre algumas das melhorias introduzidas no Darktable 3.8, há um módulo Denoise aprimorado que agora usa wavelets por padrão, manipulação de máscara mais rápida, suporte de classificação para o módulo Coleções, novos botões para o módulo Orientação e uma caixa de pesquisa nas preferências e atalhos predefinidos .
O suporte da câmera base também foi melhorado, e Darktable agora suporta Canon EOS R, Canon EOS RP, Canon EOS R5, Canon EOS R6, Canon EOS 250D, Canon EOS 850D, Canon EOS 90D, Canon EOS 1D X Mark III, Canon EOS M6 Mark II, Canon EOS M50, Canon EOS M50 Mark II, Canon EOS M200, Canon PowerShot G5 X Mark II, Canon PowerShot G7 X Mark III, Fujifilm GFX50S II (comprimido), Leica C (Typ 112) (3:2 ), Câmeras Leica Digilux 3 (4:3), Leica M10 (dng), Ricoh GR II, Sony DSC-HX95, Sony ILCE-7M4 e Sony ZV-E10.
Além disso, existem novos perfis de ruído para Canon EOS R, Canon EOS RP, Canon EOS R5, Canon EOS R6, Fujifilm X100V, Leica D-Lux 7, Leica M10, Leica SL (Typ 601), Panasonic DC-S5, Panasonic Câmeras DC-FZ91, Panasonic DC-FZ92, Panasonic DC-FZ93, Panasonic DC-TZ90, Panasonic DC-TZ91 e Panasonic DC-ZS70, bem como novas predefinições de balanço de branco para Canon EOS R (com ajuste fino), Canon EOS RP (com ajuste fino), Canon EOS R5 (com ajuste fino), Canon EOS R6, Canon EOS M50 (com ajuste fino) e câmeras Ricoh GR II.
Claro, vários bugs foram corrigidos, traduções atualizadas e outros componentes melhorados.
Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.
Como instalar
Você pode atualizar para o Darktable 3.8 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu