Foi lançado o Darktable 3.4.1 com novos recursos importantes. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar ou atualizar no Linux.
O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.
Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.
Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.
E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.
Agora, editor de imagens RAW de código-fonte aberto e multiplataforma Darktable 3.4.1 foi lançado hoje com uma série de correções de bugs e melhor suporte para câmera, introduzindo novos pré-ajustes de balanço de branco e perfis de ruído.
Novidades do Darktable 3.4.1
Darktable 3.4.1 é a primeira pequena atualização da série Darktable 3.4 lançada no mês passado com vários novos recursos e melhorias.
Sendo principalmente uma versão de correção de bug, Darktable 3.4.1 aborda um monte de problemas que afetam a importação de metadados Lr, manipulação RGB de correção de cor e normalização de saturação e exportação de metadados.
Também corrigidos nesta versão estão vários problemas visuais que afetam a rolagem pop-up da caixa de combinação, exibição de estrelas na sobreposição, configuração do ponto preto ao arrastar o histograma, tamanho da alça de recorte, leitura de comentários de metadados de Exif, miniaturas fora de sincronia com a câmara escura edite e links de ajuda para o módulo de grupo técnico.
Além dessas correções de bugs, Darktable 3.4.1 apresenta geração de miniaturas mais rápida durante a importação, algumas pequenas melhorias CSS e melhor suporte de câmera ao implementar novas predefinições de equilíbrio de branco para Fujifilm X-Pro3, Fujifilm X100V e Olympus E-M10 Mark IV câmeras digitais.
Além disso, esta versão apresenta novos perfis de ruído para Canon EOS 1500D, Canon EOS 2000D, Canon EOS Rebel T7, Canon EOS-1D X Mark II, Fujifilm X-Pro3, Fujifilm XF10, Nikon Z 5, Panasonic DC-S1R, Pentax K-1 Câmeras digitais Mark II e Sony DSC-RX10M4.
Em números, Darktable 3.4.1 traz quase 100 commits para darktable e rawspeed, lida com 25 solicitações pull, fecha 18 questões e atualiza traduções de 14 idiomas.
Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.
Como instalar o Darktable 3.4.1
Você pode atualizar para o Darktable 3 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu