Foi lançado o Darktable 2.4.3. com suporte para mais câmeras, incluindo a Fujifilm X-H1 e Sony Alpha A7 Mark III, Kodak EOS DCS 3, Olympus Câmeras PEN E-PL9, Panasonic Lumix DC-GX9 e Sony Cyber-shot DSC-RX1R II. Confira os detalhes dessa atualização.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
O Darktable é um processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.
Em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.
Utilizando edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.
Lançado Darktable 2.4.3. com suporte para mais câmeras
O darktable 2.4.3 é uma atualização de manutenção que traz suporte para novas câmeras digitais, incluindo a Fujifilm X-H1 e Sony Alpha A7 Mark III (inclui perfis de ruído e predefinições de balanço de branco), bem como a Kodak EOS DCS 3, Olympus Câmeras PEN E-PL9, Panasonic Lumix DC-GX9 e Sony Cyber-shot DSC-RX1R II.
A atualização também traz perfis de ruído para as câmeras digitais Canon PowerShot G1 X Mark III e Nikon D7500 e um monte de novos recursos como suporte a classificações e tags no módulo de marca d’água, um script para ajudar os usuários a converter arquivos do formato .dtyle para .xmp, e suporte para construir e instalar ferramentas de ruído.
O darktable 2.4.3 também permite a leitura dos dados Xmp.exif.DateTimeOriginal dos sidecars XMP, corrige a seleção de idioma no macOS, corrige uma falha que ocorreu durante o tethering, evita a criação de pastas indesejadas durante certas operações de exportação e não seleciona mais as subtags, quando coletando por tags.
A equipe darktable precisa de sua ajuda para consertar suporte quebrado NEF RAW
Os desenvolvedores avisam que o suporte a arquivos RAW da Nikon NEF foi acidentalmente quebrado nesta versão devido à falta de amostras. Então, se você tem arquivos NEF RAW afetados, por favor, contribua com eles para a equipe do darktable o mais rápido possível.
Para mais detalhes, leia este tópico do fórum de suporte.
Você pode atualizar para o darktable 2.4.3 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu