Com foco em reparo e a sustentabilidade, os dados de reparo e reciclagem do Fairphone 5 já estão disponíveis.
A Fairphone tem enfatizado a capacidade de reparo e a sustentabilidade de seus telefones durante grande parte da última década.
A empresa tem um longo histórico de fornecimento de atualizações de software para telefones antigos, oferecendo telefones com baterias substituíveis pelo usuário e vendendo peças de reposição para usuários que desejam realizar seus próprios reparos.
Começando com o Fairphone 4, a empresa deu um passo além e começou a oferecer esquemas completos para esse telefone. E a empresa recentemente fez o mesmo com o Fairphone 5.
Dados de reparo e reciclagem do Fairphone 5 já estão disponíveis
A empresa publicou um documento intitulado “Fairphone 5: Informações sobre como reparar e reciclar“, mas o nome é um eufemismo.
Embora o documento de 95 páginas inclua instruções para desmontar e reparar o telefone, juntamente com uma lista completa de peças e informações sobre materiais recicláveis usados no telefone, também há esquemas detalhados com imagens claramente identificadas de tudo o que está nas placas de circuito impresso do telefone, além de um detalhamento de informações técnicas que descrevem cada componente e como eles são conectados.
Em outras palavras, um técnico qualificado não apenas pode usar os esquemas para realizar reparos, mas também pode entender melhor como o Fairphone 5 é montado, e alguém com os recursos e experiência apropriados também poderia, teoricamente, usá-los para construir seu próprio Fairphone 5 do zero, mas seria quase certamente muito mais barato comprar apenas um da empresa.
O Fairphone 5 foi lançado em agosto de 2023 e atualmente é vendido por 699 euros na Europa.
Não está amplamente disponível fora da Europa, mas os clientes nos EUA podem atualmente adquirir um Murena Fairphone 4 por US$ 550 ou mais.
O Murena Fairphone 4 é basicamente uma versão do smartphone Fairphone 2021 que vem com um fork do Google Android chamado /e/OS, em vez da versão do Android que normalmente vem em dispositivos Fairphone.
Mas, como todos os smartphones Fairphone até hoje, o bootloader é desbloqueado, permitindo aos usuários instalar ROMs personalizadas ou outros sistemas operacionais.