Conheça o CyberDog, um robô da Xiaomi que executa o Ubuntu. Confira os detalhes dessa alternativa ao concorrente canino da Boston Dynamic.
O Ubuntu roda em todos os tipos de coisas, de gateways a consoles de jogos, e agora podemos adicionar o cão robô à lista!
Agora, a empresa chinesa de hardware Xiaomi revelou recentemente um robô experimental de quatro patas chamado CyberDog.
CyberDog, um robô da Xiaomi que executa o Ubuntu
E essa manifestação mecânica do melhor amigo do homem não é apenas fofa, mas de última geração, fácil de usar e acessível.
E o custo é um motivador real aqui.
O CyberDog custa a partir de US$ 1540, o que, quando comparado aos US$ 74 mil do concorrente canino da Boston Dynamic, é incrível.
Ao tornar o CyberDog (comparativamente) acessível para instituições de pesquisa e startups, a Xiaomi quer dar o início de uma revolução robótica para robôs de quatro patas.
CyberDog está a um mundo de distância do tipo de bichinhos-robô com os quais cresci. Ele vem equipado com uma pontuação de sensores de alto desempenho * incluindo câmeras, toque, GPS), servos e software de IA integrado. Seu ‘sistema de detecção visual de superprecisão’ é capaz de reconhecimento autônomo, mapeamento SLAM e navegação e funções de prevenção de obstáculos também.
Huang Changjiang, PM na Xiaomi, diz que:
“O uso da tecnologia de reconhecimento facial faz com que o CyberDog adote recursos semelhantes aos de um animal de estimação, como seguir o proprietário em um espaço aberto, criar um mapa de navegação por meio de algoritmos e planejar a rota ideal para o próximo ponto-alvo automaticamente.”
Caramba, o CyberDog pode até executar movimentos complexos (não os chame de truques) como backflips para enfatizar sua manobrabilidade ágil. Ou, dito de outra forma: este cachorro tem uma mordida real na casca.
Um doggo digital precisa de um ambiente de desenvolvimento decente para existir dentro e o sistema operacional de escolha da CyberDog é o Ubuntu 18.04, rodando na plataforma Jetson Xavier NX da Nvidia.
A Canonical diz que:
“O Ubuntu desbloqueia um rico ecossistema de ferramentas e bibliotecas de código aberto, incluindo ROS, para acelerar esse processo de desenvolvimento. Ao escolher trabalhar no Ubuntu, a Xiaomi equipa o CyberDog com um ambiente de desenvolvimento incomparável. E mal podemos esperar para ver o que a indústria vai construir em cima disso.”
Enfim, o futuro para este droide quadrúpede parece brilhante.