Para alegria daqueles que aguardavam esse dispositivo, o CutiePi baseado em Raspberry Pi 4 já está disponível para encomenda. Confira!
Desde 2019, foi anunciado o novo projeto da Raspberry Foundation com o objetivo de disponibilizar aos usuários um tablet de 8 polegadas baseado em um cartão Raspberry Pi, denominado CutiePi, e, segundo a equipe CutiePi, este tablet que se apresenta como o melhor para o mundo poderia ser usado em muitos cenários.
E agora o anúncio de sua disponibilidade em pré-venda por US$ 199 foi feito, enquanto o dispositivo será vendido para consumidores finais por US$ 229 após a fase de pré-encomenda.
CutiePi baseado em Raspberry Pi 4 já está disponível para encomenda
O aparelho nasceu graças a uma campanha de crowdfunding no Kickstarter e já está em fase de produção em massa, com a qual pode ser pré-encomendado em uma loja especial no Shopify e as entregas devem começar em julho.
Em relação às características do dispositivo, a empresa responsável pelo projeto apresenta as seguintes características:
- Tela: tela LCD IPS de 8 polegadas (1280 x 800)
- Bateria: 5000 mAh Li-Po
- Processador: BCM2711, Quad Core Cortex SoC – A72 (ARM v8) 64 bits 1,5 GHz, Raspberry Pi 4 Compute Module, Wireless, 2 GB Lite (CM4102000)
- Conectividade: WLAN 2,4 GHz, 5,0 GHz IEEE 802.11 b / g / n / ac e Bluetooth 5.0, BLE
- Câmera: câmera traseira de 5 MP (OV5647)
- Conectores: 1x USB Tipo-A, 1x USB Tipo-C (carregamento e OTG), 1x micro HDMI, 1x slot microSD
- Dimensões: 206 (C) x 134 (A) x 14 (P) mm
- Sistema operacional: OS Raspberry Pi + Shell CutiePi
CutiePi tem 2 GB de RAM e um processador Broadcom BCM2711 com quatro núcleos ARM Cortex-A72 operando até 1,5 GHz.
Além disso, o tablet 206 x 134 x 14mm tem uma tela IPS de 8 polegadas que suporta entrada de toque, enquanto que as dimensões e resolução da tela no novo modelo permanecem inalteradas em relação ao modelo anterior, além do CutiePi também ter uma porta micro HDMI para conectar o tablet a um monitor externo.
Também poderemos encontrar um microfone embutido, que é outro novo recurso que deve ser útil. No entanto, CutiePi manteve os alto-falantes de 2W do modelo anterior, mas pode ter removido suas seis portas GPIO e sem surpresa.
O novo CutiePi suporta até Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 802.11 ac, há também portas USB Tipo-A e Tipo-C, junto com uma câmera de 5 MP, como pode ser visto na descrição anterior, também o dispositivo integra a maioria dos funções básicas dos tablets, como conexão WiFi, uma câmera, várias portas USB (A, C, micro HDMI, microSD), etc.
Mas com este projeto, as principais mudanças aqui residem no fato de que temos uma tela sensível ao toque e não há necessidade de um cabo de alimentação para alimentar o dispositivo.
Em relação à sua tela, a empresa que comercializa o CutiePi afirma que projetou do zero uma interface de usuário móvel baseada no framework de código aberto Qt e chamada de shell CutiePi para fornecer aos usuários um tablet pronto para usar, embora na maioria dos casos, para usuários que compram dispositivos baseados em placas Raspberry Pi, eles têm noções avançadas de hardware e software que requerem autonomia do dispositivo.
Por isso, para vários usuários, a equipe CutiePi cita que poderia melhorar as características do aparelho, como a tela (oferecendo uma tela maior com resolução Full HD), uma bateria mais robusta e pinos GPIO, dado o preço do dispositivo.
Enquanto para outros usuários o dispositivo pode não ser viável devido às suas características e em relação ao custo, digam o que digam, deve-se notar que muitos usuários realizaram este projeto de crowdfunding desde o início e estão aguardando ansiosamente a entrega de seus tábua.
Por fim, se você estiver interessado em aprender mais sobre o dispositivo, pode consultar essa página no GitHub.
Já os interessados em fazer a encomenda podem fazê-lo através desse endereço.