Foi lançado o cURL 8 em comemoração do aniversário de 25 anos. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar no Linux.
cURL é um utilitário de download usado para receber e enviar dados pela rede, pois fornece a capacidade de formar uma solicitação de maneira flexível, definindo parâmetros como cookie, user_agent, referer e qualquer outro cabeçalho.
O cURL suporta HTTP, HTTPS, HTTP/2.0, HTTP/3, SMTP, IMAP, POP3, Telnet, FTP, LDAP, RTSP, RTMP e outros protocolos de rede. Ao mesmo tempo, uma atualização paralela foi lançada na biblioteca libcurl, que fornece uma API para usar todas as funções de curvatura em programas em linguagens como C, Perl, PHP, Python.
Agora eles lançaram o cURL 8.0.0, e hoje marca 25 anos desde o início deste projeto, e a mudança de número parece ter mais a ver com este evento do que com um lançamento realmente importante.
Novidades do cURL 8
cURL 8 é uma grande mudança em relação à primeira edição, mas não há mudanças inovadoras ou fogos de artifício.
Eles simplesmente decidiram que era uma questão de tempo zerar os outros números, e que melhor momento do que em um aniversário comemorando o quarto de século de sua existência. Também não há quebras de API ou ABI, e é isso que um salto para uma versão fortemente alterada causaria.
Quanto aos números, e embora as convenções sejam para cumpri-los ou passá-los, todos são livres para fazer o que quiserem, em algo com formato X.Y.Z quando sobe Z é uma mudança para corrigir erros, Y são versões médias que geralmente incluem novos recursos e X são atualizações importantes que, além de novos recursos, podem quebrar a compatibilidade com versões anteriores.
Por isso, explicam que não há quebras desse tipo.
É uma versão maior, mas sem mudanças revolucionárias ou artifícios. Decidimos que era hora de redefinir o número menor para um nível mais gerenciável e fazê-lo exatamente no aniversário de 25 anos do curl tornou tudo ainda mais divertido.
Não há quebra de API ou ABI nesta versão.
Agora, eles dizem que este é provavelmente o melhor lançamento de cachos que já fizeram, mas eu não levaria essas palavras muito a sério.
É algo que sempre se fala, até porque é lógico que uma nova versão de software seja lançada para melhorar o que já existe, não para piorá-lo. Então sim, por um lado será verdade, mas por outro é algo que pode ser salvo.
Em termos de mudanças, foram adicionados vários patches de segurança (CVE), correções de bugs e apenas uma mudança real, que é a primeira versão do cURL a eliminar o suporte para construção em sistemas que não possuem um tipo de dados de 64 bits.
Para saber mais sobre essa versão do cURL, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o cURL 8
cURL está disponível por padrão na maioria das distribuições Linux, então, para instalar a versão mais recente, basta usar o gerenciador de pacotes do sstema.
O cURL pode ser baixado neste nesse endereço, mas se você não estiver com pressa e não precisar, é melhor para os usuários do Linux aguardar ele chegar na sua distribuição para atualizar o pacote em seus repositórios oficiais.