CUPS 2.4 lançado com inúmeras melhorias de segurança e desempenho

E foi lançado o CUPS 2.4 com inúmeras melhorias de segurança e desempenho. Confira as novidades e veja como instalar esse sistema no Linux.

CUPS é um sistema de impressão modular para sistemas operacionais do tipo Unix que permite que um computador atue como um servidor de impressão.

Ou seja, um computador executando o CUPS torna-se um servidor que pode aceitar trabalhos de impressão de computadores clientes, processá-los e enviá-los à impressora apropriada.

Agora, após quase três anos da última formação do importante ramo do CUPS, a Apple anunciou o lançamento da nova versão do sistema de impressão gratuita CUPS 2.3 (Common Unix Printing System), usado no macOS e na maioria das distribuições Linux.

A Cups tem controle total sobre o desenvolvimento da empresa Apple, que em 2007 absorveu a Easy Software Products, iniciada pelo CUPS.

Esta nova versão do CUPS se destaca por ter recebido uma nova licença, pois a licença do código mudou de GPLv2 e LGPLv2 para Apache 2.0, o que permitirá que empresas terceirizadas usem o código CUPS em seus produtos, sem a necessidade de abrir as alterações e também forneça a oportunidade de obter compatibilidade de licença com outros projetos abertos da Apple, como Swift, WebKit e mDNSResponder.

A licença do Apache 2.0 também define explicitamente a transferência de direitos para tecnologias proprietárias junto com o código.

A consequência negativa da alteração da licença de GPL para Apache é a perda de compatibilidade de licença com projetos entregues somente sob a licença GPLv2 (a licença do Apache 2.0 é compatível com GPLv3, mas incompatível com GPLv2).

Para resolver esse problema, uma exceção especial foi adicionada ao contrato de licença do código sob as licenças GPLv2/LGPLv2.

Agora, o projeto OpenPrinting acaba de lançar o CUPS 2.4.0 formado sem a participação da Apple, que o faz desde 2007.

Novidades do CUPS 2.3

CUPS 2.4 lançado com inúmeras melhorias de segurança e desempenho
CUPS 2.4 lançado com inúmeras melhorias de segurança e desempenho

O CUPS 2.4.0 está finalmente aqui em seu estado de produção, trazendo inúmeras melhorias de segurança e desempenho para tornar o sistema de impressão amplamente usado mais confiável e estável do que nunca.

OpenPrinting CUPS 2.4.0 é a versão mais atual do CUPS, um sistema de impressão de código aberto baseado em padrões para Linux e outros sistemas operacionais do tipo Unix.

O código do projeto continua a ser entregue sob a licença Apache-2.0, mas agora está posicionado em seu próprio repositório bifurcado, mas não da Apple.

A nova versão não se limitou ao suporte recém-adicionado para clientes AirPrint e Mopria e suporte para executar CUPS em um snap do Snapcraft, pelo contrário, muitos novos recursos foram adicionados a esta atualização.

O CUPS 2.4.0 oferece suporte básico ao cliente OAuth 2.0. Para quem não sabe, o OAuth 2.0 é um método de autorização usado para fornecer a um aplicativo de terceiros um acesso limitado a um recurso protegido por meio do protocolo HTTPS.

Além disso, o problema de autenticação Kerberos para a interface da web já foi corrigido na versão mais recente.

Entre outras coisas, o comando ipptool agora relata corretamente um erro quando um arquivo de teste não pode ser encontrado.

Sob o capô, o back-end USB agora é executado como root e o planejador agora inclui o prefixo [Job N] para mensagens de log de trabalho, mesmo ao usar o log de syslog.

É importante observar que o CUPS 2.4.0 removeu o suporte para as diretivas FontPath, ListenBackLog, LPDConfigFile, KeepAliveTimeout, RIPCache e SMBConfigFile em cupsd.conf e cups-files.conf.

Essas são principalmente as mudanças importantes que vêm com o CUPS 2.4.0. Além disso, muitas correções de bugs e atualizações de tradução também são notáveis ​​nesta versão.

A partir dos planos para o lançamento do CUPS 3.0, espera-se uma nova arquitetura do design do CUPS.

Isso significa que o CUPS 3.0 pode dividir o projeto em biblioteca separada, ferramentas de linha de comando, servidor local e subprojetos de servidor de compartilhamento.

Portanto, como o CUPS 3.0 está planejado para ser lançado no final de 2023, vamos esperar para ver.

Para saber mais sobre essa versão do CUPS, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o CUPS 2.4

Atualmente, esta nova versão do CUPS não está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu e de outras distros, por isso pode levar alguns dias para ser atualizada nos canais oficiais.

Também é possível instalar ele via Snap:
Como instalar o sistema de impressão CUPS no Linux via Snap

Mesmo para quem deseja instalar esta nova versão, para instalar ou atualizar o CUPS 2.4, faça o seguinte (lembre-se, você precisa tr os pacotes de compilação instalados no Linux):

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Para baixar o código fonte para compilação no sistema, use o seguinte comando;

wget https://github.com/apple/cups/releases/download/v2.4.0/cups-2.4.0-source.tar.gz -O cups.tar.gz

Passo 3. Depois disso, descompacte o pacote;

tar xzvf cups.tar.gz

Passo 4. Então acesse a pasta criada;

cd cups-2.4.0

Passo 5. E comece fazer a compilação com os comandos abaixo;

./configure
make
make check
sudo make install
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.