CUPS 2.3 – Lançada a nova versão desse sistema de impressão

E foi lançada a nova versão do sistema de impressão CUPS 2.3 com mudanças na licença e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.

CUPS é um sistema de impressão modular para sistemas operacionais do tipo Unix que permite que um computador atue como um servidor de impressão.

CUPS 2.3 - Lançada a nova versão desse sistema de impressão
CUPS 2.3 – Lançada a nova versão desse sistema de impressão

Ou seja, um computador executando o CUPS torna-se um servidor que pode aceitar trabalhos de impressão de computadores clientes, processá-los e enviá-los à impressora apropriada.

Agora, após quase três anos da última formação do importante ramo do CUPS, a Apple anunciou o lançamento da nova versão do sistema de impressão gratuita CUPS 2.3 (Common Unix Printing System), usado no macOS e na maioria das distribuições Linux.

A Cups tem controle total sobre o desenvolvimento da empresa Apple, que em 2007 absorveu a Easy Software Products, iniciada pelo CUPS.

Esta nova versão do CUPS se destaca por ter recebido uma nova licença, pois a licença do código mudou de GPLv2 e LGPLv2 para Apache 2.0, o que permitirá que empresas terceirizadas usem o código CUPS em seus produtos, sem a necessidade de abrir as alterações e também forneça a oportunidade de obter compatibilidade de licença com outros projetos abertos da Apple, como Swift, WebKit e mDNSResponder.

A licença do Apache 2.0 também define explicitamente a transferência de direitos para tecnologias proprietárias junto com o código.

A consequência negativa da alteração da licença de GPL para Apache é a perda de compatibilidade de licença com projetos entregues somente sob a licença GPLv2 (a licença do Apache 2.0 é compatível com GPLv3, mas incompatível com GPLv2).

Para resolver esse problema, uma exceção especial foi adicionada ao contrato de licença do código sob as licenças GPLv2/LGPLv2.

Novidades do CUPS 2.3

Além da alteração da licença nesta nova versão do CUPS 2.3, podemos encontrar que o suporte para as predefinições e o atributo “acabamento” foi adicionado nos modelos de trabalho de impressão para o protocolo IPP Everywhere, que fornece ferramentas para selecionar dinamicamente uma impressora disponível na rede, permite determinar a presença de impressoras, enviar solicitações e executar operações de impressão, diretamente ou através de intermediários.

A composição inclui o novo utilitário ippeveprinter com a implementação de um servidor IPP Everywhere simples, que pode ser usado para testar o software cliente ou executar comandos para cada trabalho de impressão.

Enquanto para o comando lpstat, foi implementada a visualização do estado de suspensão de novos trabalhos de impressão.

Destaque também para o suporte para autenticação HTTP Digest e SHA-256 para a biblioteca libcups. Além das regras para levar em consideração as características das impressoras Lexmark E120n, Lexmark Optra E310, Zebra, DYMO 450 Turbo, Canon MP280, Xerox e HP LaserJet P1102 USB.

As vulnerabilidades CVE-2019-8696 e CVE-2019-8675 foram corrigidas, o que causou um estouro do buffer atribuído para processar dados inválidos nas funções asn1_get_packed e asn1_get_type usadas ao processar solicitações SNMP.

Das outras mudanças que podemos encontrar nesta nova versão:

  • Na implementação do protocolo para compartilhar o acesso às impressoras Bonjour, o uso de nomes DNS-SD é fornecido ao registrar a impressora na rede
  • Adicionado capacidade de gravar arquivos de atributo ippserver no utilitário ipptool
  • Adicionado suporte para as opções MinTLS e MaxTLS à diretiva SSLOptions para selecionar quais versões do TLS são usadas
  • Adicionado suporte para a diretiva UserAgentTokens para “client.conf”
  • Serviço Systemd atualizado para executar o cupsd
  • A equipe lpoptions agora tem a capacidade de trabalhar com impressoras IPP Everywhere que não são adicionadas às filas de impressão locais
  • O suporte correto para impressoras com modo de impressão na frente foi adicionado ao driver IPP Everywhere
  • Os utilitários removeram cupsaddsmb e cupstestdsc.

Para saber mais sobre essa versão do CUPS, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o CUPS 2.3

Atualmente, esta nova versão do CUPS não está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu e de outras distros, por isso pode levar alguns dias para ser atualizada nos canais oficiais.

Mesmo para quem deseja instalar esta nova versão, para instalar ou atualizar o CUPS 2.3, faça o seguinte (lembre-se, você precisa tr os pacotes de compilação instalados no Linux):

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Para baixar o código fonte para compilação no sistema, use o seguinte comando;

wget https://github.com/apple/cups/releases/download/v2.3.0/cups-2.3.0-source.tar.gz -O cups.tar.gz

Passo 3. Depois disso, descompacte o pacote;

tar xzvf cups.tar.gz

Passo 4. Então acesse a pasta criada;

cd cups-2.3.0

Passo 5. E comece fazer a compilação com os comandos abaixo;

./configure
make
make check
sudo make install

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.