Cryptomator 1.5.0 lançado com interface de usuário redesenhada

Foi lançado o Cryptomator 1.5.0 com interface de usuário redesenhada, novo formato de cofre e várias outras melhorias. Confira as novidades e veja com instalar e usar no Linux.

O Cryptomator é uma ferramenta Java gratuita e de código aberto que fornece criptografia do lado do cliente para seus arquivos de armazenamento em nuvem, disponível para Windows, Mac e Linux.

Cryptomator 1.5.0 lançado com interface de usuário redesenhada
Cryptomator 1.5.0 lançado com interface de usuário redesenhada

Existem também aplicativos iOS e Android – eles são de núcleo aberto (um modelo de negócios para monetização de software de código aberto produzido comercialmente) e precisam ser adquiridos.

Ele funciona com serviços de armazenamento em nuvem que são sincronizados com um diretório local, como Dropbox, OneDrive (no Linux, por exemplo, com o fork do OneDrive Free Client) e o Google Drive (incluindo o uso com o Insync).

Você pode optar por criptografar todo o armazenamento na nuvem ou apenas alguns arquivos confidenciais, em um ou vários cofres.

Vale ressaltar que, embora o Cryptomator tenha sido criado com a criptografia de armazenamento em nuvem em mente, ele também pode ser usado para criptografar uma pasta no seu sistema ou em alguma unidade externa.

O Cryptomator usa criptografia do lado do cliente, significa que seus dados são criptografados primeiro e somente sincronizados com o serviço de armazenamento em nuvem on-line, para que nenhum dado não criptografado saia do seu computador.

Internamente, o Cryptomator usa FUSE, WebDAV ou Dokany, dependendo do que você deseja usar e do sistema operacional em uso, para fornecer a unidade virtual e não criptografada.

Para criptografia, o Cryptomator criptografa o conteúdo do arquivo e os nomes de arquivos usando o AES com chaves de 256 bits (política de força ilimitada empacotada com binários nativos), enquanto a senha é protegida contra ataques de força bruta usando o Scrypt, uma função de derivação de chave baseada em senha (projetado para ser computacionalmente intensivo, para que o invasor precise executar a operação bilhões de vezes).

Agora, ele recebeu uma atualização, a versão 1.5.0, que vem com uma interface de usuário totalmente nova, um novo formato de cofre e várias outras melhorias.

Novidades do Cryptomator 1.5.0

Cryptomator 1.5.0 com um cofre desbloqueado e o cofre aberto no gerenciador de arquivos do Nautilus (Arquivos GNOME)

A versão mais recente do Cryptomator 1.5.0 vem com uma reescrita completa da interface do usuário, com o objetivo de tornar “o processo de integração mais fácil para os usuários”. As opções de desbloqueio, adição e cobertura do cofre foram redesenhadas e há uma nova opção para alterar a senha do cofre. Além disso, a entrada da senha foi aprimorada com um indicador Caps Lock e uma opção para revelar a senha.

Há também uma nova opção para redefinir a senha de um cofre usando chaves de recuperação.

O redesenho da interface do usuário também vem com suporte a temas e um novo modo escuro, mas isso precisa ser desbloqueado comprando uma chave de doação que ajuda a apoiar o desenvolvimento do Cryptomator.

Na área de trabalho do Ubuntu 20.04 GNOME Shell, a janela principal do Cryptomator não pode ser movida arrastando-a usando apenas o botão esquerdo do mouse, mas somente após o desbloqueio do cofre.

Caso esteja com o mesmo problema, mantenha pressionada a tecla Super ou Alt (dependendo do ambiente da área de trabalho que estiver usando) e arraste a janela usando o botão esquerdo do mouse para movê-lo.

Esse problema não acontece ao tentar o Cryptomator no Manjaro com o Xfce.

Sob o capô, o Cryptomator 1.5.0 introduz um novo formato de cofre 7, no qual o layout do arquivo de texto cifrado foi redesenhado, com nomes de arquivos codificados com base64url, para que a redução de nomes seja menos provável.

É importante observar que os cofres criados usando versões mais antigas do Cryptomator precisam ser atualizados ao usar o Cryptomator mais recente (e depois disso, o cofre não funcionará mais nas versões mais antigas do Cryptomator).

Ao acessar um cofre criado usando uma versão mais antiga do Cryptomator, você verá um botão para atualizar o cofre.

Como instalar ou atualizar o Cryptomator 1.5.0

Para instalar a versão mais recente do Cryptomator nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Cryptomator no Linux via appimage

E para usar o programa, veja esse outro tutorial:
Como criptografar arquivos da nuvem com o Criptomator

Via LINUX UPRISING

O que está sendo falado no blog

Post Views: 293

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.