A Codeweavers lançou a versão mais recente de sua interface para Wine, o CrossOver 22. Confira as novidades do software e veja como instalar.
O CrossOver é uma interface gráfica para o conhecido Wine, o software que fornece um conjunto de APIs e bibliotecas para emular vários sistemas operacionais Microsoft Windows em cima de um sistema operacional Linux/Unix.
Como o CrossOver é apenas uma interface de usuário simples para o Wine, ele vem com o suporte para todos os aplicativos que podem ser instalados pelo último, como o conjunto completo do Microsoft Office 2007/2003/XP/2000/97, que inclui o Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, Microsoft Outlook e Microsoft Access.
Entre alguns outros aplicativos que podem ser instalados por este software, vale citar o Internet Explorer, Microsoft Project, Adobe Photoshop, Lotus Notes, Microsoft Visio, Quicken, FrameMaker, Shockwave Director, QuickTime, Windows Media Player, bem como numerosos jogos.
Agora, CodeWeavers anunciou o lançamento do CrossOver 22, a versão mais recente da implementação comercial do Wine voltada para a execução de aplicativos do Windows no Linux, macOS e Chrome OS.
Novidades do CrossOver 22
Crossover 22 é uma versão que se destaca por ter um redesenho completo da interface de usuário do CrossOver para macOS, Linux e ChromeOS.
O CrossOver 22 inclui uma atualização para o Wine 7.7, que traz mais de 10.000 alterações que oferecem melhorias para uma variedade de aplicativos. Esta versão também inclui uma atualização para o Wine Mono 7.2.0 e vkd3d 1.4.
Nesta nova versão do Crossover 22, como mencionamos no início, uma de suas principais características é que o design da interface do usuário foi completamente redesenhado, tanto para Linux, MacOS e ChromeOS.
Outra mudança que se destaca nesta nova versão é que foi implementado o suporte inicial para DirectX 12 para Linux, além de a base de código ter sido atualizada para Wine 7.7 e o motor Wine Mono com a implementação da plataforma .NET ter foi atualizado para a versão 7.2.
Por outro lado, também é destacado no Crossover 22 que o pacote vkd3d com a implementação Direct3D 12 que funciona através da tradução de chamadas para a API de gráficos Vulkan foi atualizado para a versão 1.4.
Além disso, é mencionado que do lado do macOS, foram feitas melhorias no desempenho dos jogos e as melhorias alcançadas no Rocket League são mencionadas como exemplo, pois o desempenho com wine3d é muito melhor do que com CrossOver 21.2 e as placas de identificação são visíveis no jogo (em oposição ao uso do DXVK).
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Os problemas com o Office 2016/365 em execução no Linux e no Chrome OS foram resolvidos.
- O pacote MoltenVK com a implementação da API Vulkan na estrutura Metal foi atualizado para a versão 1.1.10.
Mais detalhes sobre o lançamento do CrossOver 22 podem ser encontrados nos fóruns do CodeWeavers.
Como instalar ou atualizar
Os usuários do Linux podem baixar a versão mais recente no site site da CodeWeavers.
E para instalar a versão mais recente do CrossOver nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface para Wine CrossOver no Linux