A Codeweavers lançou a versão mais recente de sua interface para Wine, o CrossOver 22.1. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O CrossOver é uma interface gráfica para o conhecido Wine, o software que fornece um conjunto de APIs e bibliotecas para emular vários sistemas operacionais Microsoft Windows em cima de um sistema operacional Linux/Unix.
Como o CrossOver é apenas uma interface de usuário simples para o Wine, ele vem com o suporte para todos os aplicativos que podem ser instalados pelo último, como o conjunto completo do Microsoft Office 2007/2003/XP/2000/97, que inclui o Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, Microsoft Outlook e Microsoft Access.
Entre alguns outros aplicativos que podem ser instalados por este software, vale citar o Internet Explorer, Microsoft Project, Adobe Photoshop, Lotus Notes, Microsoft Visio, Quicken, FrameMaker, Shockwave Director, QuickTime, Windows Media Player, bem como numerosos jogos.
Agora, CodeWeavers anunciou o lançamento do CrossOver 22.1, a versão mais recente da implementação comercial do Wine voltada para a execução de aplicativos do Windows no Linux, macOS e Chrome OS.
Novidades do CrossOver 22.1
Sim. Foi anunciado o lançamento da nova versão do Crossover 22.1, que é uma versão que corrige vários erros detectados na versão anterior, embora também inclua algumas melhorias muito boas, como suporte para jogos DirectX 10/11 de 32 bits, melhorias em a execução de alguns jogos, bem como mais de 400 atualizações do wined3d do Wine upstream e atualizamos o vkd3d para a versão 1.5.
Nesta nova versão do Crossover 22.1 podemos constatar que o pacote vkd3d com a implementação Direct3D 12 que funciona através da tradução de chamadas para a API gráfica Vulkan foi atualizado para a versão 1.5.
Além disso, também foi destacado que o suporte para a biblioteca WineD3D com uma implementação baseada em OpenGL do DirectX 1-11 foi aprimorado e que mais de 400 alterações foram movidas do Wine para o WineD3D.
Outra novidade que se apresenta para Linux é que o Adobe Acrobat Reader 11 não falha mais, pois foi corrigido o travamento ao ser executado. Também é mencionado que os problemas de dependência foram resolvidos ao usar o Fedora 37 e o OpenSUSE Tumbleweed.
Por outro lado, podemos descobrir que a versão da biblioteca SDL foi atualizada, também que os problemas de compatibilidade com a atualização do Ubisoft Connect foram corrigidos e o aprimoramento dos controladores de jogos foi aprimorado, como o suporte para Xbox Elite Series 2.
Quanto à compilação do macOS, agora ele oferece suporte a jogos DirectX 10/11 de 32 bits, incluindo Command and Conquer Remastered Collection, Total War ROME II – Emperor Edition, BioShock Infinite e Magicka 2.* e falhas corrigidas do GTA Online.
Por fim, é mencionado que esta nova versão do CrossOver 22.1 inclui correções para várias regressões, incluindo um problema em que alguns usuários do macOS viam janelas em branco para vários aplicativos.
Por último, mas não menos importante, também vale a pena mencionar que esta versão possui várias atualizações de tradução, incluindo turco, hindi, indonésio, eslovaco, romeno e ucraniano.
Mais detalhes sobre o lançamento do CrossOver 22.1 podem ser encontrados nos fóruns do CodeWeavers.
Como instalar ou atualizar
Os usuários do Linux podem baixar a versão mais recente no site site da CodeWeavers.
E para instalar a versão mais recente do CrossOver nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface para Wine CrossOver no Linux