A Codeweavers disponibilizou a versão mais recente de sua interface para Wine, o CrossOver 21. Confira as novidades do software e veja como instalar.
O CrossOver é uma interface gráfica para o conhecido Wine, o software que fornece um conjunto de APIs e bibliotecas para emular vários sistemas operacionais Microsoft Windows em cima de um sistema operacional Linux/Unix.
Como o CrossOver é apenas uma interface de usuário simples para o Wine, ele vem com o suporte para todos os aplicativos que podem ser instalados pelo último, como o conjunto completo do Microsoft Office 2007/2003/XP/2000/97, que inclui o Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, Microsoft Outlook e Microsoft Access.
Entre alguns outros aplicativos que podem ser instalados por este software, vale citar o Internet Explorer, Microsoft Project, Adobe Photoshop, Lotus Notes, Microsoft Visio, Quicken, FrameMaker, Shockwave Director, QuickTime, Windows Media Player, bem como numerosos jogos.
Agora, CodeWeavers anunciou o lançamento do CrossOver 21, a versão mais recente da implementação comercial do Wine voltada para a execução de aplicativos do Windows no Linux, macOS e Chrome OS.
Novidades do CrossOver 21
O CrossOver 21 é baseado no Wine 6 e, de acordo com os responsáveis pelo seu desenvolvimento, trouxe “milhares de melhorias” para uma grande variedade de aplicações.
Uma das novidades mais marcantes, que foi herdada do Wine 6, é o novo backend Vulkan para wined3d, que será ativado por padrão no macOS para jogos DirectX 10 e 11 de 64 bits se DXVK não estiver habilitado.
CodeWeavers explicou que em geral os resultados de seus testes têm sido positivos com o uso do novo backend Vulkan para wined3d, mas que eles detectaram alguns jogos que em vez de trabalhar com ele, o fizeram com DXVK, o tradutor (ou renderizador) do DirectX 9, 10 e 11 para Vulkan presente e usado por padrão no Proton.
Eles também detectaram casos ao contrário, ou seja, jogos que funcionam com wined3d, mas não com DXVK.
Da empresa, eles apontam que “em particular, NieR: Automata deve ser executado em todas as plataformas com wined3d no CrossOver 21 e Skyrim Special Edition deve ser reproduzido em Macs M1 com wined3d.”
Para finalizar com o macOS, CodeWeavers lembra a adição de um tema escuro, o suporte para os controladores do PlayStation 5 e Xbox Series da Big Sur e que, pelo menos por enquanto, o CrossOver 21 não oferece suporte para macOS Monterey, embora a empresa está trabalhando com a Apple para preencher essa lacuna até o final do ano.
Quando se trata de Linux e ChromeOS, os usuários desses sistemas devem notar uma inicialização mais rápida com o CrossOver 21.
Outras melhorias que vieram para o Linux são várias correções para Microsoft Office 2016/365 que incluem melhor suporte para configurações de vários monitores e uma correção para problemas encontrados ao inserir a senha para fazer login e ativar o pacote de escritório.
Outros detalhes a ter em conta para todos os sistemas são a inclusão do DXVK 1.7 e a utilização do Wine Mono a partir de agora.
O destaque do vinho tem diminuído na última década devido à proliferação de tecnologias multiplataforma e, porque não dizer, ao constante aprimoramento do LibreOffice.
No entanto, a Valve trouxe de volta à tona com o Proton, tornando-se a implementação de referência de fato hoje, pelo menos para usuários Linux.
Apesar de tudo, a CodeWeavers é a empresa que mais contribui para a Wine e que emprega o líder deste projeto: Alexandre Julliard.
Mais detalhes sobre o lançamento do CrossOver 18.5 podem ser encontrados nos fóruns do CodeWeavers.
Como instalar ou atualizar
Os usuários do Linux podem baixar a versão mais recente no site site da CodeWeavers.
E para instalar a versão mais recente do CrossOver nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface para Wine CrossOver no Linux