Crie um PC gamer portátil com a placa-mãe da Framework

Beth Le compartilhou instruções que permitem que você crie um PC gamer portátil com a placa-mãe da Framework. Confira os detalhes dessa novidade.

A ​​Framework é mais conhecida por vender laptops modulares, reparáveis ​​e atualizáveis. Mas a empresa também permite que você compre as placas-mãe que alimentam esses laptops.

Isso significa que você não só pode comprar uma nova placa com um processador mais rápido, mas também pode comprar apenas uma placa se quiser usá-la para construir seu próprio laptop, mini desktop ou outro tipo de computador.

Caso em questão: Beth Le compartilhou instruções que permitem que você construa um PC gamer portátil modular e atualizável a partir de uma placa-mãe Framework. Ela o chama de Beth Deck.

Crie um PC gamer portátil com a placa-mãe da Framework

Crie um PC gamer portátil com a placa-mãe da Framework
Crie um PC gamer portátil com a placa-mãe da Framework

Este não é o primeiro PC gamer portátil modular equipado com uma placa-mãe Framework. Cerca de um ano atrás, o YouTuber Pitstoptech mostrou um modelo com tela de 7 polegadas.

Mas Beth Le foi um pouco mais longe ao lançar os arquivos de design, lista de peças e documentação que permite que qualquer um construa o seu próprio.

Em poucas palavras, o Beth Deck combina uma placa-mãe Framework Laptop 13 e bateria com um case impresso em 3D e uma série de componentes adicionais que são fáceis de comprar, incluindo uma tela sensível ao toque de 8 polegadas, 1280 x 800 pixels, um controle de jogo, um pequeno hub USB, alguns cabos e vários parafusos e outros componentes.

Você pode encontrar a lista de peças e os arquivos de design 3D em Printables.
Crie um PC gamer portátil com a placa-mãe da Framework
Como o coração do sistema é uma placa-mãe Framework Laptop 13, você pode reciclar uma placa-mãe antiga ou comprar uma das oferecidas atualmente pela Framework.

No momento, os preços de uma nova placa-mãe Framework variam de US$ 199 a US$ 999, e você pode escolher entre modelos com processadores Intel Core de 11ª, 12ª ou 13ª geração, um chip Intel Core Ultra Meteor Lake ou um processador AMD Ryzen série 7040.

A Framework tem um histórico muito bom neste momento de oferecer novos modelos regularmente, então esperamos ver placas de última geração com Intel Lunar Lake, AMD Strix Point ou opções de processador semelhantes no futuro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.