A boa notícia para os usuários do sistema da Canonical é que, finalmente foi corrigida a abertura de documentos do iWork no Ubuntu.
O Ubuntu vem com o LibreOffice porque é um poderoso pacote de escritório de código aberto compatível com documentos criados em outros aplicativos de produtividade, incluindo o Microsoft Office e o iWork da Apple.
Embora o LibreOffice possa abrir arquivos feitos em Apple Pages (um processador de texto, salva como .pages) e Numbers (um aplicativo de planilha, salva como .numbers), o pacote shared-mime-info no Ubuntu 22.04 LTS atribui erroneamente ambos os formatos como arquivos ZIP.
Isso significa que se um usuário do Ubuntu 22.04 clicar duas vezes em qualquer documento no gerenciador de arquivos, a ferramenta Archive Manager será aberta em vez do LibreOffice, o que, convenhamos, é um pouco chato.
Felizmente, o bug foi corrigido no ano passado e na versão 2.2 do shared-mime-info que se seguiu.
Essa versão também foi incluída no Ubuntu 23.04 e no Ubuntu 23.10, o que significa que qualquer pessoa nessas versões pode clicar duas vezes em um documento do Apple Pages, etc. para abri-lo no LibreOffice:
Corrigida a abertura de documentos do iWork no Ubuntu
O bug do Launchpad que acompanha a peculiaridade parece ter sido marcado apenas como “correção confirmada -> correção lançada” no final de novembro. Como tal, os subscritores da emissão só foram informados de que esta tinha sido corrigida recentemente.
“Aqui está um pequeno corte de papel que foi corrigido no Ubuntu 23.10 agora: agora você pode clicar duas vezes em arquivos
.pages
ou.numbers
(dos aplicativos Apple Pages e Apple Numbers respectivamente) e ele será aberto no LibreOffice Writer e LibreOffice Calc respectivamente.”
Eu nunca saberia que isso era um bug.
Eu não uso nenhum pacote de escritório, exceto para escrever sobre atualizações para eles, e acho que nunca coloquei um documento do Apple iWork na minha “pasta fictícia” de documentos que uso para verificar a cobertura do tipo MIME no ícone temas sobre os quais escrevo (não com tanta frequência hoje em dia).
Ainda assim, posso entender o quão irritante deve ser para quem trabalha regularmente com documentos do escritório da Apple no Ubuntu (o que não é uma ocorrência tão estranha quanto pode parecer, já que tanto o Pages quanto o Numbers estão em iPhones e iPads, e muitas pessoas tem isso).
Embora a correção (até o momento) não tenha sido portada novamente para o Ubuntu 22.04 – onde sem dúvida seria mais benéfico, dado que a grande maioria dos usuários do Ubuntu executa versões LTS – ainda é uma correção do tipo “bom saber”, você sabe.
Então resolvi transmitir a notícia, ainda que tardiamente.
Dessa forma, os afetados saberão que podem clicar duas vezes em .pages e .numbers para abri-los e editá-los no Ubuntu 23.04 e superior, conforme pretendido pelos desenvolvedores – o que pode adicionar outro item à coluna ‘prós’ quando se trata de decidir se para atualizar para o Ubuntu 24.04 LTS no próximo ano.