Coreia do Sul romperá os monopólios de pagamento da Apple e Google app store

Graças a uma legislação voltada para empresas, a Coreia do Sul romperá os monopólios de pagamento da Apple e Google app store.

A Epic Games levou a Apple e o Google aos tribunais por causa da insistência dessas empresas de que os desenvolvedores que disponibilizam seus aplicativos e jogos por meio da App Store e Google Play Store devem usar os sistemas de pagamento no aplicativo da Apple e do Google.

O resultado desse processo judicial pode determinar como o faturamento para compras no aplicativo e assinaturas funciona nos Estados Unidos.

Mas a Coreia do Sul não está esperando por uma decisão judicial.

Em vez disso, a legislatura de companhias aprovou um projeto de lei que proibirá empresas como a Apple e o Google de obrigar os desenvolvedores a usar seus sistemas de faturamento. Espera-se que a lei seja sancionada pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in em breve.

Coreia do Sul romperá os monopólios de pagamento da Apple e Google app store

Coreia do Sul romperá os monopólios de pagamento da Apple e Google app store
Coreia do Sul romperá os monopólios de pagamento da Apple e Google app store

O projeto permitirá que desenvolvedores como a Epic usem seus próprios sistemas de pagamento ou soluções de terceiros para cobrar dos clientes, contornando a App Store ou o faturamento do Google Play.

A nova lei da Coreia do Sul também inclui disposições destinadas a impedir que empresas como o Google e a Apple retaliam contra desenvolvedores que optam por usar soluções de pagamento de terceiros.

Por exemplo, as lojas de aplicativos não podem atrasar a aprovação de aplicativos e jogos que burlam a cobrança no aplicativo.

Forçar as lojas de aplicativos a permitirem que os desenvolvedores optem por sistemas de cobrança e pagamento no aplicativo é obviamente uma boa notícia para os desenvolvedores, pois significa que eles não precisam compartilhar um corte de 30% da receita com a Apple ou Google (e enquanto terceiros os serviços também podem cobrar taxas, o aumento da concorrência neste espaço pode reduzir o custo dessas taxas).

Também pode ser uma boa notícia para os consumidores, já que há uma chance de os desenvolvedores repassarem algumas dessas economias aos usuários… embora isso ainda esteja para ser visto.

Por outro lado, suspeito que muitos aplicativos e jogos ainda darão suporte aos sistemas de pagamento no aplicativo da Apple e do Google, possivelmente como uma das várias opções, e não como a única opção.

Isso porque há uma vantagem para os usuários: em vez de compartilhar seus detalhes de pagamento e criar contas para cada aplicativo em seu telefone, os pagamentos no aplicativo administrados por lojas de aplicativos permitem que você insira seus dados uma vez e gerencie suas compras e assinaturas em um único lugar.

Via Associated Press (via US News)

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.