CoreELEC 21.1 lançado com suporte de hardware melhorado

E foi lançado o CoreELEC 21.1 com suporte de hardware melhorado, e mais. Conheça as novidades e descubra onde baixar a distro.

CoreELEC é uma distribuição Linux “Just enough OS” baseada na tecnologia Kodi1 para hardware Amlogic popular, e um fork da comunidade da distribuição LibreELEC Linux para SBCs (single-board computers, ou computadores de placa única) construído em torno do centro de mídia Kodi de código aberto.

Por ser um fork, por que executar CoreELEC em vez de LibreELEC? Bem, porque CoreELEC se concentra principalmente em dispositivos Amlogic, enquanto LibreELEC se concentra em dispositivos x86 e Raspberry Pi.

Agora, a equipe de desenvolvimento CoreELEC anunciou o lançamento do CoreELEC 21.1.

Novidades do CoreELEC 21.1

CoreELEC 21.1 lançado com suporte de hardware melhorado
CoreELEC 21.1 lançado com suporte de hardware melhorado

Sim. A distribuição Linux CoreELEC 21.1 “Just enough OS” (JeOS) para hardware Amlogic com base no premiado software de media center Kodi agora está disponível com suporte de hardware aprimorado e novas funcionalidades.

Com base na versão mais recente do Kodi 21.1 “Omega”, o CoreELEC 21.1 está aqui para apresentar suporte para mais hardware Amlogic, incluindo o Ugoos AM8 (Pro), Ugoos SK1, Tencent Aurora 5X, X96 X10 e Kinhank/Orbsmart G1.

Os usuários agora podem instalar o CoreELEC nesses dispositivos e aproveitar uma poderosa experiência de media center Kodi.

O CoreELEC 21.1 também adiciona suporte para S928X e S5 Amlogic SoCs, suporte para módulo Wi-Fi para placas sem fio AP6275P, RTL8852BE e RTL8761BU, suporte para PCIe Wi-Fi para todos os dispositivos suportados e um driver Gigabit para dispositivos usando chips JLSemi.

Além disso, esta versão vem com novas funcionalidades, incluindo suporte para transmissor Amlogic IR, reprodução 3D, empacotamento de quadros MVC, bem como suporte (F)TAB e (F)SBS, que atualmente é limitado a dispositivos usando o driver hdmitx20.

Alguns pacotes principais também foram atualizados, incluindo o software de compartilhamento de arquivos e impressoras Samba para a versão 4.19.6, o framework multimídia GStreamer para a versão 1.24.2, a pilha gráfica Mesa para a versão 24.0.5, o codificador x265 para a versão 3.6, o software de conteinerização Docker para a versão 26.0.1 e a biblioteca de arquivamento libarchive para a versão 3.7.3.

Por baixo dos panos, o CoreELEC 21.1 é alimentado pelo kernel Linux 6.6.26 LTS. Esta versão se baseia na versão principal do CoreELEC 21 que introduziu o suporte Dolby Vision para certos dispositivos Amlogic como o Homatics/Dune R 4K Plus, RockTek G2 e Nokia 8010.

O CoreELEC 21.1 está disponível para download como imagens dedicadas para seu dispositivo Amlogic compatível, incluindo Khadas VIM1S, Khadas VIM4, Libre Computer LaFrite, Libre Computer LePotato, ODROID-C4, ODROID-HC4, ODROID-N2, ODROID-N2L, Radxa ZERO e Radxa ZERO 2, bem como imagens genéricas, da página do projeto no GitHub (links mais abaixo).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o CoreELEC 21.1

A imagem ISO do CoreELEC 21.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Para obter detalhes sobre como instalar o CoreELEC em seu hardware Amlogic, verifique este tópico do fórum.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.