E foi lançado o CoreCtrl 1.4 com mais monitoramento e outras melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
CoreCtrl é um novo aplicativo do Linux projetado para permitir que o usuário controle facilmente o hardware de seu computador usando os perfis dos aplicativos.
A configuração padrão é definida em um perfil global. Ele também permite que o usuário crie quantos perfis personalizados desejar, cada um definindo sua própria configuração. Cada perfil personalizado está associado a um programa executável.
Quando o programa associado é iniciado, as configurações do perfil serão aplicadas automaticamente. Mais tarde, quando o programa termina, as configurações anteriores são restauradas.
Você pode escolher quais elementos do sistema serão controlados por um perfil, mesmo para o perfil global. Dessa forma, algumas partes do sistema permanecerão intactas quando o perfil for aplicado.
Isso permitirá controlar essas partes usando outros aplicativos ou definir um comportamento global para uma peça enquanto controla outras partes com perfis personalizados.
Agora, o CoreCtrl 1.4 foi lançado esta semana como o aplicativo de código aberto, desenvolvido de forma independente para expor mais suporte a sensores no Linux e oferecendo vários controles entre over/under-clocking e outros ajustes.
Novidades do CoreCtrl 1.4
CoreCtrl 1.4 foi lançado neste último fim de semana como a versão mais recente deste utilitário GUI de código aberto desenvolvido de forma independente para gerenciar características de desempenho de CPU e GPU e monitoramento de energia/térmico no Linux, entre outros recursos.
O CoreCtrl faz um bom trabalho ao oferecer controles básicos baseados em GUI e monitoramento para CPUs e GPUs na ausência de quaisquer soluções GUI oficiais de empresas como AMD e Intel.
E o CoreCtrl 1.4 traz suporte para monitoramento de temperatura de CPU Intel usando o driver de kernel coretemp, monitoramento de sensor de uso de CPU, controles automáticos e manuais de curva de ventilador para placas gráficas AMD Radeon RX série 7000, controle de preferência de desempenho de energia de CPU (EPP) e outras melhorias.
Vale lembrar que o CoreCtrl 1.4 agora depende do kit de ferramentas Qt 5.15, requer suporte ao compilador C++20 e tem outras atualizações de dependência. Agora também existem regiões redimensionáveis de gráficos e sensores como uma melhoria na interface do usuário.
Para saber mais sobre essa versão do CoreCtrl, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o CoreCtrl
Para instalar a versão mais recente do CoreCtrl nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de perfis de hardware CoreCtrl no Linux