Coreboot recebeu suporte para o HP EliteBook 820 G2

Graças a um novo porte, o Coreboot recebeu suporte para o HP EliteBook 820 G2. Confira as novidades dessa importante atualização.

CoreBoot é uma alternativa de código aberto ao tradicional BIOS (Basic Input-Output System) que já estava nos PCs do MS-DOS 80s e a substitui-lo pelo UEFI (Unified Extensible).

O CoreBoot também é um análogo de firmware proprietário gratuito e está disponível para verificação e auditoria completas. Ele é usado como firmware base para inicialização de hardware e coordenação de inicialização.

Incluindo inicialização de chip gráfico, PCIe, SATA, USB, RS232. Ao mesmo tempo, os componentes binários do FSP 2.0 (Pacote de suporte de firmware Intel) e o firmware binário do subsistema Intel ME, necessários para inicializar e iniciar a CPU e o chipset, são integrados ao CoreBoot.

Agora, o mais novo porte de placa-mãe a entrar no mainline Coreboot Git é para habilitar o laptop HP EliteBook 820 G2.

Coreboot recebeu suporte para o HP EliteBook 820 G2

Coreboot recebeu suporte para o HP EliteBook 820 G2
Coreboot recebeu suporte para o HP EliteBook 820 G2

O HP EliteBook 820 G2 é um laptop empresarial da era Intel Broadwell. O HP 820 G2 é fornecido com várias opções de CPU Intel Core de 5ª geração, possui uma tela de 12,5 polegadas e outros recursos básicos para seu período de tempo.

O HP EliteBook 820 G2 foi descontinuado há muito tempo, mas permanece disponível por meio de canais usados. Por exemplo, um HP EliteBook 820 G2 recondicionado está disponível na Amazon por cerca de US$ 187.

O HP EliteBook 820 G2 não é tão antigo quanto alguns dos outros laptops e placas-mãe suportados pelo Coreboot e, com a disponibilidade ainda em uso/recondicionamento, este laptop pode ser interessante para algumas pessoas.

No entanto, este HP EliteBook 820 G2 com Coreboot depende de um blob de firmware EC, bem como do firmware Intel Management Engine (ME) e dos binários Broadwell MRC/REFCODE.

Mas, pelo menos com esses poucos blobs, todas as principais funcionalidades do laptop foram testadas como funcionando.

Mais detalhes sobre esta nova versão do Coreboot para o Git por meio deste commit.

Como obter o CoreBoot

Aqueles interessados ​​em obter essa nova versão do CoreBoot, podem fazer isso na seção de downloads, localizada em seu site oficial do projeto.

Além disso, lá você também pode encontrar documentação e mais informações sobre o projeto.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.