E foi lançado o CoreBoot 6 para laptops Linux da Star Labs, atualizações e muito mais. Confira as novidades dessa atualização.
CoreBoot é uma alternativa de código aberto ao tradicional BIOS (Basic Input-Output System) que já estava nos PCs do MS-DOS 80s e a substitui-lo pelo UEFI (Unified Extensible).
O CoreBoot também é um análogo de firmware proprietário gratuito e está disponível para verificação e auditoria completas. Ele é usado como firmware base para inicialização de hardware e coordenação de inicialização.
Incluindo inicialização de chip gráfico, PCIe, SATA, USB, RS232. Ao mesmo tempo, os componentes binários do FSP 2.0 (Pacote de suporte de firmware Intel) e o firmware binário do subsistema Intel ME, necessários para inicializar e iniciar a CPU e o chipset, são integrados ao CoreBoot.
A Star Labs, fornecedora de hardware Linux do Reino Unido, anunciou a disponibilidade geral do firmware de código aberto Coreboot 6 para seus laptops com Linux.
Novidades do Coreboot 6
O firmware de código aberto Coreboot 6 agora está disponível para os notebooks Star LabTop Mk III, Star LabTop Mk IV e StarBook Mk V, junto com um utilitário Coreboot Configurator atualizado, trazendo muitos novos recursos e melhorias.
Os destaques incluem um novo logotipo Boot Graphics Resource Table (BGRT), Firmware Support Package (FSP) atualizado, microcódigo atualizado, novas Video BIOS Tables (VBT) que priorizam o desempenho sobre o consumo de energia, bem como o uso da inicialização gráfica libgfxinit (também conhecido como Modosetting ) biblioteca para ambientes embarcados para os laptops Star LabTop Mk III e Star LabTop Mk IV.
Além disso, o utilitário Coreboot Configurator atualizado agora permite que os usuários habilitem ou desabilitem o microfone, webcam, Wi-Fi, clock gating, hyper-threading e Intel VT-d.
Além disso, agora há uma nova opção para ajustar a potência do projeto térmico (15W / 20W / 25W) para todos os três modelos de laptop, e Q-Events agora estão disponíveis para modelos específicos.
Alguns bugs foram eliminados nesta atualização, a saber, um bug em que o Qubes não inicializava, exigindo a desativação da configuração do Clock Gating, bem como um problema em que o estado do Function Lock foi perdido.
Se você for o feliz proprietário dos laptops Star LabTop Mk III, LapTop Mk IV ou StarBook Mk V Linux e estiver usando o firmware de código aberto Coreboot, pode atualizá-lo para a versão 6 agora mesmo instalando as atualizações do Linux Vendor Firmware Service (LVFS), seguindo as instruções aqui.
Se você não estiver usando o Coreboot, mas quiser mudar para ele, verifique estas instruções sobre como habilitá-lo.
Como obter o CoreBoot
Aqueles interessados em obter essa nova versão do CoreBoot, podem fazer isso na seção de downloads, localizada em seu site oficial do projeto.
Além disso, lá você também pode encontrar documentação e mais informações sobre o projeto.