E foi lançado o CoreBoot 4.19 com suporte a placas-mãe AMD e MSI, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
CoreBoot é uma alternativa de código aberto ao tradicional BIOS (Basic Input-Output System) que já estava nos PCs do MS-DOS 80s e a substitui-lo pelo UEFI (Unified Extensible).
O CoreBoot também é um análogo de firmware proprietário gratuito e está disponível para verificação e auditoria completas. Ele é usado como firmware base para inicialização de hardware e coordenação de inicialização.
Incluindo inicialização de chip gráfico, PCIe, SATA, USB, RS232. Ao mesmo tempo, os componentes binários do FSP 2.0 (Pacote de suporte de firmware Intel) e o firmware binário do subsistema Intel ME, necessários para inicializar e iniciar a CPU e o chipset, são integrados ao CoreBoot.
Agora, os desenvolvedores do Coreboot estão lançando o Coreboot 4.19.
Novidades do CoreBoot 4.19
O Coreboot 4.19 marca o ponto em que eles terminaram de converter o código da sintaxe ASL herdada para todo o uso da sintaxe ASL 2.0, tratamento SMBIOS limpo e aprimorado, um novo driver EC para o controlador integrado usado em diferentes laptops Clevo e vários outros melhorias de nível.
O Coreboot 4.19 também adiciona suporte para várias novas placas-mãe. O mais notável com o novo suporte da placa é o Coreboot 4.19 com suporte para a placa-mãe MSI PRO Z790-A WiFi DDR5 e complementando o suporte DDR4 anterior.
Isso se deve ao trabalho realizado pela 3mdeb em seu Dasharo downstream e ao upstream do código WiFi MSI PRO Z690-A no upstream Coreboot.
MSI PRO Z690-A DDR5 WiFi
Esta placa-mãe Alder Lake/Raptor Lake está prontamente disponível em canais de varejo por cerca de US $ 200, se você quiser experimentar facilmente o Coreboot. Minha experiência com o Coreboot usando a placa-mãe MSI DDR4 está indo bem.
Outras novas placas-mãe agora suportadas incluem a placa-mãe de desenvolvimento AMD Mayan para seu Phoenix SoC, a Gigabyte H61M-DS2 para antigas CPUs Sandy Bridge/Ivy Bridge, uma variedade de Google Chromebooks, a plataforma de referência Meteor Lake da Intel, o Star Labs StarBook Mk VI e os laptops System76 Darp8/Galp6.
Junto com a placa-mãe AMD Mayan, o suporte AMD Glinda SoC está disponível para o Coreboot 4.19.
O Coreboot 4.19 elimina várias placas-mãe não mais mantidas, como muitas plataformas de referência antigas da AMD, ASRock E350M1, ASrock IMB-A180, ASUS A88XM-E, ASUS AM11-A, ASUS F2A85-M, Lenovo AMD G505s e outras e placas sem manutenção.
O Coreboot 4.19 também atualiza de GRUB 2.04 para GRUB 2.06 para sua carga útil, bem como de SeaBIOS 1.16 para 1.16.1.
Caso tenha interesse em saber mais sobre esta nova versão, você pode conferir os detalhes no seguinte endereço.
Como obter o CoreBoot
Aqueles interessados em obter essa nova versão do CoreBoot, podem fazer isso na seção de downloads, localizada em seu site oficial do projeto.
Além disso, lá você também pode encontrar documentação e mais informações sobre o projeto.