E foi lançado o CoreBoot 4.18 com suporte a várias novas placas-mãe, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
CoreBoot é uma alternativa de código aberto ao tradicional BIOS (Basic Input-Output System) que já estava nos PCs do MS-DOS 80s e a substitui-lo pelo UEFI (Unified Extensible).
O CoreBoot também é um análogo de firmware proprietário gratuito e está disponível para verificação e auditoria completas. Ele é usado como firmware base para inicialização de hardware e coordenação de inicialização.
Incluindo inicialização de chip gráfico, PCIe, SATA, USB, RS232. Ao mesmo tempo, os componentes binários do FSP 2.0 (Pacote de suporte de firmware Intel) e o firmware binário do subsistema Intel ME, necessários para inicializar e iniciar a CPU e o chipset, são integrados ao CoreBoot.
Agora, os desenvolvedores do Coreboot estão lançando o Coreboot 4.18.
Novidades do CoreBoot 4.18
O Coreboot 4.18 foi planejado para ser lançado em agosto, mas depois disso, esta versão mais recente do recurso Coreboot está sendo lançada e vem com muitas melhorias de suporte de hardware e outras alterações para esta implementação de firmware de sistema de código aberto.
Para tornar as coisas emocionantes na frente de suporte de hardware com o Coreboot 4.18, o Meteor Lake SoC da Intel está sendo suportado e, no lado oposto da tabela, adicionando suporte para o AMD Morgana SoC.
O codinome Morgana da AMD ainda não é amplamente conhecido e pode ser um codinome específico do Coreboot semelhante a Sabrina, sendo o codinome inicial de Mendocino.
De qualquer forma, é ótimo ver esse suporte inicial para AMD Morgana e Intel Meteor Lake. Nos casos AMD e Intel com esses SoCs clientes, o suporte de pré-lançamento provavelmente antecipa as vitórias do design do Google Chromebook, sendo o Chromebook um dos principais drivers para os fornecedores de hardware que suportam o Coreboot.
O Coreboot 4.18 também adiciona suporte para o Mediatek MT8188 SoC. Além do novo suporte SoC, o Coreboot 4.18 também adiciona suporte para várias novas placas-mãe – principalmente vários dispositivos Google Chromebook, a placa de referência AMD Birman e a placa de referência AMD Pademelon (anteriormente no Coreboot como placa Pademelon).
A AMD Birman é sua placa de referência para o Morgana SoC.
A placa-mãe MSI PRO Z690-A WIFI DDR4 que pode ser facilmente comprada através de varejistas da Internet agora pode ser executada no Coreboot com CPUs de desktop Alder Lake.
Também empolgante é o suporte Coreboot principal para o MSI PRO Z690-A WIFI DDR4 como uma placa-mãe Intel Alder Lake de varejo, de baixo custo e amplamente disponível, agora suportando Coreboot e Dasharo downstream.
As novas placas do Coreboot 4.18 incluem:
- AMD Birman
- AMD Pademelon
- Google Evoker
- Google Frostflow
- Google Gaelin4ADL
- Google Geralt
- Google Joxer
- Google Lisbon
- Google Magikarp
- Google Morthal
- Google Pujjo
- Google Rex 0
- Google Shotzo
- Google Skolas
- Google Tentacruel
- Google Winterhold
- Google Xivu
- Google Yaviks
- Google Zoglin
- Google Zombie
- Google Zydron
- MSI PRO Z690-A WIFI DDR4
- Siemens MC APL7
O Coreboot 4.18 também adiciona suporte para geração de lista de materiais de software (SBOM), trabalho contínuo em sua implementação do Allocator v4 e uma variedade de correções e limpezas de código.
Caso tenha interesse em saber mais sobre esta nova versão, você pode conferir os detalhes no seguinte endereço.
Como obter o CoreBoot
Aqueles interessados em obter essa nova versão do CoreBoot, podem fazer isso na seção de downloads, localizada em seu site oficial do projeto.
Além disso, lá você também pode encontrar documentação e mais informações sobre o projeto.