E foi lançado o CoreBoot 4.15 com suporte para mais 21 placas-mãe, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
CoreBoot é uma alternativa de código aberto ao tradicional BIOS (Basic Input-Output System) que já estava nos PCs do MS-DOS 80s e a substitui-lo pelo UEFI (Unified Extensible).
O CoreBoot também é um análogo de firmware proprietário gratuito e está disponível para verificação e auditoria completas. Ele é usado como firmware base para inicialização de hardware e coordenação de inicialização.
Incluindo inicialização de chip gráfico, PCIe, SATA, USB, RS232. Ao mesmo tempo, os componentes binários do FSP 2.0 (Pacote de suporte de firmware Intel) e o firmware binário do subsistema Intel ME, necessários para inicializar e iniciar a CPU e o chipset, são integrados ao CoreBoot.
Agora, Coreboot 4.15 foi marcado como a versão mais recente anunciada desta implementação de firmware de código aberto para sistemas.
Novidades do CoreBoot 4.15
Com esta nova versão, são suportados 21 laptops e placas-mãe adicionais.
Sim. Com o Coreboot 4.15 vem 21 novas ports de placa-mãe, 14 das quais são para suportar diferentes laptops System76.
A System76 recentemente fez upstreamed de uma série de seus ports de laptop com os gostos do Oryx Pro 7/8, Galago Pro 2/3, Gazelle 14 e outros fazendo parte da coleção crescente de produtos System76 suportados pela Coreboot.
Vendo três novos ports de placa-mãe neste ciclo é ASUS, mas todas para placas mais antigas.
De volta da era Intel Sandy Bridge e Ivy Bridge estão as placas-mãe ASUS P8Z77-V, ASUS P8H77-V e ASUS P8H61-M PRO agora sendo suportadas por Coreboot de linha principal se você tiver as mãos nas placas ou quiser adquirir através de canais usados online.
Com este suporte de placa-mãe ASUS agora também há mais compartilhamento de código entre as placas-mãe ASUS.
Estas são apenas algumas das muitas plataformas Intel mais antigas suportadas pelo Coreboot em extensões variadas enquanto, infelizmente, a seleção de placas-mãe para desktops Intel/AMD modernas gerenciadas pelo Coreboot permanece muito limitada.
Outras novos ports incluem Google Nipperkin Chromebook, Lenovo W541, placa Siemens MC Elkhart Lake e Supermicro X9SAE. A Supermicro X9SAE é outra placa-mãe de servidor da era LGA-1155.
Caso tenha interesse em saber mais sobre esta nova versão, você pode conferir os detalhes no seguinte endereço.
Como obter o CoreBoot
Aqueles interessados em obter essa nova versão do CoreBoot, podem fazer isso na seção de downloads, localizada em seu site oficial do projeto.
Além disso, lá você também pode encontrar documentação e mais informações sobre o projeto.