Se você tem planos de desenvolver aplicativos para as plataformas mobile iOS e Android no sistema do pinguim, conheça e veja como instalar e usar o framework Cordova no linux.
O Apache Cordova (anteriormente PhoneGap) é uma estrutura de desenvolvimento móvel de código aberto, originalmente criada pela Nitobi.
A Adobe Systems comprou a Nitobi em 2011, rebatizou-a como PhoneGap e depois lançou uma versão de código aberto do software chamado-o de Apache Cordova.
Cordova permite que você use tecnologias web padrão, como HTML5, CSS3 e JavaScript, para o desenvolvimento de várias plataformas, inclusive mobile, evitando o idioma de desenvolvimento nativo de cada plataforma móvel como Android, iOS ou Windows Phone (RIP).
Ele permite o encapsulamento de código CSS, HTML e JavaScript, dependendo da plataforma do dispositivo. Ele estende os recursos de HTML e JavaScript para trabalhar com o dispositivo.
Os aplicativos resultantes são híbridos, o que significa que eles não são aplicativos móveis realmente nativos (porque toda a renderização de layout é feita por meio de visualizações Web em vez da estrutura de UI nativa da plataforma), nem puramente baseados na Web (porque não são apenas aplicativos da Web, mas são empacotados como aplicativos para distribuição e acesso a APIs de dispositivos nativos).
Como instalar o Cordova no Linux
Cordova precisa do Nodejs para ser instalado em seu sistema. Se você não tem esse recurso em seu sistema, use um dos tutoriais abaixo:
Descubra como instalar o Node.js no Linux
Veja como instalar o interpretador Node.js no Linux via Snap
Depois, para instalar o Cordova no Linux, abra um terminal e execute o seguinte comando para instalar o Cordova em seu sistema usando o comando npm.
sudo npm install -g cordova
Após a instalação bem-sucedida do Cordova em seu sistema, use o seguinte comando para verificar a versão do Cordova.
cordova --version
Começando a usar o Cordova
Depois de instalar, você pode criar um novo projeto Cordova no seu computador usando o seguinte comando.
cordova create myapp
Agora, adicione a plataforma necessária em seu aplicativo.
Agora use um dos comandos abaixo para ativar a plataforma iOS ou Android. Lembre-se que a plataforma iOS funcionará apenas no MacOS.
cordova platform add ios
cordova platform add android
Isso criará os arquivos necessários para a plataforma correspondente nos diretórios platform/android e platform/ios.
Use o comando abaixo para listar as plataformas instaladas e disponíveis para o aplicativo Cordova.
cordova platform -ls
Se você acidentalmente adicionou qualquer plataforma que você não precisa mais, basta remover os comandos usando como abaixo.
cordova platform remove ios
cordova platform remove android
Antes de criar um aplicativo Cordova, certifique-se de que o sistema atenda a todos os requisitos para o seu ambiente de criação, usando esse comando.
cordova requirements
Com todos os requisitos concluídos com êxito, execute o comando build para compilar seu aplicativo.
cordova build
cordova build android