Conheça o Console Pilet 5, um PC portátil com Raspberry Pi e teclado embutido. Confira os detalhes e especificações dessa dispositivo.
Recentemente, a Souls Circuit revelou o Pilet 7, um computador modular que combina um Raspberry Pi 5 com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, um gabinete de inspiração retrô e um slot para complementos modulares como um teclado ou controle de jogo.
Agora, a equipe apresentou um modelo menor chamado Pilet 5, projetado para ser um computador portátil. Ele tem uma tela de 5 polegadas e um teclado integrado.
Console Pilet 5, um PC portátil com Raspberry Pi e teclado embutido
Nenhum dos modelos está disponível para compra ainda — eles ainda são descritos como trabalhos em andamento, mas há protótipos funcionais de ambos os modelos e o objetivo é criar sistemas que possam ser vendidos por cerca de US$ 200.
Os arquivos de design serão de código aberto quando o projeto for concluído, então as pessoas interessadas em construir os seus próprios também terão essa opção, bem como a capacidade de modificar os designs para atender melhor às suas necessidades.
De acordo com o desenvolvedor por trás da linha de dispositivos Pilet, o Pilet 5 deve ter “a mesma duração de bateria de 7 horas que o Pilet 7”, mas deve ser “mais fácil de produzir e fabricar”, o que significa que você pode realmente comprar o Pilet 5 antes que o Pile 7 esteja disponível para compra.
O modelo menor não tem o mesmo design modular, mas tem um teclado integrado que pode ser usado para digitação com o polegar, um teclado direcional de 4 botões, um mini trackball, uma roda de rolagem e um joystick.
O sistema é um pouco grande e robusto (com 28 mm ou 1,1 polegadas de espessura), o que significa que provavelmente é um pouco grande demais para caber no seu bolso como um smartphone.
Mas é um computador portátil totalmente funcional que deve suportar praticamente qualquer distribuição GNU/Linux que suporte processadores ARM64. Para fins de demonstração, o protótipo do Pilet 5 está usando o Raspberry Pi OS com a interface de usuário KDE Plasma Mobile.