Para alegria dos fãs e entusiastas, o console Linux Atari VCS já está em ‘pre-order’ nos Estados Unidos. Confira os detalhes e entenda.
O Atari VCS é um console de jogos baseado em Linux que apresenta um design retrô inspirado no Atari 2600 original.
O dispositivo vem pré-carregado com 100 jogos clássicos da Atari, e no futuro, oferecerá aos proprietários a oportunidade de comprar e transmitir títulos de jogos modernos de editoras independentes.

- Como instalar o Freeciv gtk+-3.22 client no Linux via Flatpak
- Como instalar o assistente de montagem Pyfa no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo AstroMenace no Linux via Flatpak
- Instalando o simulador de corridas Speed Dreams no Linux
Console Linux Atari VCS já está em ‘pre-order’ nos Estados Unidos
O Atari VCS, o console de jogos com Linux e com inspiração retrô, está finalmente chegando ao lançamento geral – nos Estados Unidos, pelo menos.
O Engadget informou que o sistema está em ‘pre-order’ (pré-encomenda) geral a partir de hoje (12/06) na loja virtual Atari VCS, bem como nos parceiros de varejo GameStop e Walmart.
Se você apoiou a campanha de crowdfunding do Atari VCS no IndieGoGo – e muitas pessoas fizeram isso – você não precisará esperar tanto quanto o envio do console para os patrocinadores em dezembro.
Ao contrário de consoles retrô similares da Nintendo, Sega e Sony, o Atari VCS é um console ‘Live’ que não se limita aos jogos que o acompanham.
Sim, ele permite jogar jogos clássicos da Atari, mas também permite comprar e jogar títulos novos.
O streaming de vídeo online de sites como o Netflix também estará, aparentemente, disponível na máquina.
Isso adiciona alguma versatilidade, tornando o aparelho mais um hub de mídia e entretenimento, do que simplesmente um console retrô.
Especificações e preços do Atari VCS
Então, o que há dentro da ‘Ataribox’ e quanto vai custar?
Bem, a base do Atari VCS 400 possui um processador AMD, gráficos Vega incorporados, 32GB eMMC e 4GB de RAM. E ele custa U$$ 249 com controladores vendidos separadamente.
O Atari VCS 800 oferece as mesmas especificações do modelo básico, mas com o dobro da RAM de 8 GB. Ele é vendido por U$$ 279. Novamente, os controladores são vendidos separadamente.
Por fim, há um pacote completo com o Atari VCS 800 e os controladores VCS modernos e retrô. Isso custa U$$ 389.
Só para apimentar as coisas, o Engadget diz que haverá modelos exclusivos para os fãs procurarem: uma versão em ouro vendida no Walmart; um modelo com fachada de madeira exclusivo da loja virtual Atari; e um modelo preto puro com detalhes em vermelho vendidos na GameStop.
Mas até o momento da redação desse texto, não havia nenhuma palavra sobre qualquer lançamento internacional.
O site Atari VCS recebeu uma grande reformulação. Agora ele mostra uma visão geral promocional do que o console é, faz e custa (embora claramente não fale títulos).
Finalmente, se você está se perguntando por um artigo que fala de um console de jogos está sendo publicado em um site sobre Linux, é simples: o Atari VCS é executado em um sistema operacional Linux conhecido como ‘Atari World’.
Além disso, o VCS também permite que os proprietários inicializem e/ou instalem outras distribuições do Linux (como o Ubuntu) e sistemas operacionais a partir de uma mídia USB, o que pode ser útil se você ficar entediado com o que vem na caixa e quiser executar o Steam, por exemplo.
O importante é que no final, a liberdade de escolher o que usar no aparelho é totalmente sua.
O que está sendo falado no blog
- Backup e restauração de apps – Instale o Aptik no Ubuntu e derivados
- Como converter imagens para vídeo no Linux
- Como instalar as ferramentas do Kali Linux no Ubuntu com o Katoolin
- Atualização de abril chega aos usuários do Pixel Watch com correções importantes
- Como instalar a última versão do Python no Ubuntu, Mint e derivados