Conhecendo distribuições interessantes que podem ser úteis – Zeroshell

A distro de hoje é a Zeroshell, que oferece um sistema voltado para redes locais e que pode ser muito útil para administradores de TI. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.

Zeroshell é uma distribuição Linux para servidores e dispositivos embarcados, destinada a fornecer os principais serviços que uma rede precisa. Ela está disponível na forma de uma imagem Live CD ou Compact Flash.

Conhecendo distribuições interessantes que podem ser úteis - Zeroshell
Conhecendo distribuições interessantes que podem ser úteis – Zeroshell

O nome da distro é Zeroshell exatamente para enfatizar o fato de que, embora seja um sistema Linux (tradicionalmente administrável a partir de um shell, ou terminal), todas as operações de administração podem ser realizadas via interface Web.

Isso porque, depois de ter atribuído um endereço IP através de um VGA ou terminal serial, basta acessar o endereço atribuído por meio de um navegador para configurar tudo.

O sistema é muito versátil, sendo de fácil instalação e configuração. Todos os serviços que ele oferece são integrados, e podem facilmente ser configurados via interface Web, ou seja, você pode configurar e administrar o sistema usando apenas o seu navegador web.

Zeroshell é uma distribuição Live CD, o que significa que não é necessário para instalá-lo no disco rígido, uma vez que pode operar directamente a partir do CD-ROM em que é distribuído.

Obviamente, o banco de dados, que contém todos os dados e configurações, podem ser armazenados em ATA, SATA, SCSI e discos USB.

Quaisquer correções de bugs de segurança podem ser descarregados a partir do sistema de atualização automática via Internet e instalados no banco de dados.

Esses patches serão removidos automaticamente do banco de dados de versões subsequentes do Zeroshell Live CD que já contêm as atualizações.

Com essas características, administradores de TI podem usar a distro para adicionar serviços em suas redes com um mínimo esforço e baixo custo de implantação e administração.

Curiosamente, a distribuição foi desenvolvida por Fulvio Ricciard, um administrador de sistemas do instituto nacional de física nuclear (INFN) da Itália.

Baixe e experimente o Zeroshell

A imagem ISO do Zeroshell já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO do Zeroshell está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Conheça outras distribuições interessantes e úteis

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.