Conheça TrueNAS SCALE, um armazenamento de rede simples e poderoso. Confira os detalhes dessa nova distribuição e veja onde baixá-la.
TrueNAS SCALE é uma adição excitante à família de software TrueNAS. Se você não conhece o TrueNAS CORE, é provavelmente o mais conhecido e poderoso software NAS de código aberto e gratuito que existe.
Conheça TrueNAS SCALE: armazenamento de rede simples e poderoso
Construído sobre os ombros do TrueNAS CORE, o TrueNAS SCALE adiciona Docker Containers, VMs (KVM) e recursos de armazenamento ZFS de expansão.
Ele está em desenvolvimento desde 2005 e tem mais de 10 milhões de downloads. TrueNAS CORE é mais focado em usuários avançados, então isso pode não ser recomendado para pessoas que estão criando um servidor NAS pela primeira vez.
TrueNAS SCALE usa muito do mesmo código-fonte TrueNAS, mas adiciona algumas variações diferentes. O projeto é definido por esta sigla:
- Scale-Out ZFS (Expansão do ZFS): capacidade e desempenho
- Converged Compute and Storage (Computação e armazenamento convergidos)
- Active-Active Reliability (Confiabilidade Ativo-Ativo)
- Linux containers & Virtualization (Contêineres Linux e virtualização): Docker, Kubernetes e KVM
- Easy Setup & Management (Fácil configuração e gerenciamento)
Como você provavelmente sabe, o TrueNAS CORE é construído na base sólida do FreeBSD, mas por todas as coisas que tem e ótimos recursos, não tem algumas das coisas que as pessoas estão pedindo. Por exemplo, um suporte para contêineres Docker. Em vez disso, eles têm iocage e jails.
Portanto, os sistemas de contêiner e algumas das coisas de back-end que estão no nível do kernel precisam de altos níveis de interação do kernel são fundamentalmente diferentes. Por outro lado, o Linux tem todos esses recursos extras. E aqui o TrueNAS SCALE entra em cena.
TrueNAS SCALE é baseado no Debian 11. A partida para o Linux não é exatamente uma partida. Provavelmente algumas pessoas pensam que estão trocando de projeto, mas a verdade é que TrueNAS SCALE é um projeto que será executado junto com TrueNAS CORE.
A vantagem de fazer isso é que agora temos acesso ao Docker e muito melhor suporte de hardware, bem como a muitos outros excelentes recursos que estão disponíveis no Linux.
Resumindo, o SCALE apenas colocou um sistema operacional diferente atrás do TrueNAS, mas ainda controla no front-end seu NFS, SMB e todas as outras funcionalidades no sistema de arquivos ZFS.
A ideia com SCALE é que você seja capaz de combinar vários sistemas e escalá-los em um gigantesco armazenamento de dados unificado. Ele consegue isso tirando proveito de uma camada ZFS de expansão combinada com Linux.
No entanto, o TrueNAS SCALE tem alguns novos recursos muito interessantes e empolgantes.
O WebUI, embora semelhante ao TrueNAS CORE, foi amplamente aprimorado com novos aprimoramentos de UX que permitem a configuração e o gerenciamento de um sistema com muito mais facilidade do que nunca.
Na verdade, a IU deve parecer muito familiar para todos que já usaram o TrueNAS antes.
Agora os usuários podem encontrar informações muito mais relevantes e importantes prontamente disponíveis, com menos necessidade de navegar por várias páginas na interface.
O TrueNAS SCALE permite que você implante aplicativos de terceiros como contêineres Docker únicos ou “pods” de contêineres usando gráficos Helm com configurações dinâmicas e personalizáveis. Também inclui a capacidade de usar um ou mais repositórios de aplicativos fornecidos pela comunidade.
Portanto, Docker, Kubernetes e outras tecnologias de gerenciamento de contêiner como Nomad agora podem ser usadas em TrueNAS SCALE.
Além disso, os nós podem operar como computação e armazenamento somente computação, somente armazenamento ou hiperconvergente. SCALE inclui a capacidade de suportar VMs por meio de KVM e libvirt.
O que posso dizer em conclusão? Se você deseja eliminar quase totalmente qualquer possibilidade de perda de dados e estabilidade é o nome do jogo, TrueNAS SCALE é provavelmente o que você está procurando.
Além disso, todos esses recursos de conteinerização e virtualização o tornam ainda mais atraente.
Para obter mais informações sobre a ESCALA TrueNAS, você pode consultar o site do projeto. O código-fonte também já está disponível no GitHub e em desenvolvimento muito ativo.
Baixe e experimente o TrueNAS SCALE
A imagem ISO do TrueNAS SCALE já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Tenha em mente que ainda é de qualidade RC, mas há uma imagem de visualização que você pode baixar no site TrueNAS se quiser dar uma olhada.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux