Conheça Rotary Un-Smartphone, um kit para um celular com um botão giratório que é um telefone para hackers de hardware e/ou outros entusiastas.
Depois de projetar e construir um telefone celular com um botão giratório e um conjunto de recursos intencionalmente limitado no ano passado, a engenheira Justine Haupt começou a vender um kit básico por menos de US$ 100 em junho passado, mas os clientes ainda precisavam comprar algumas peças por conta própria.
Agora a empresa de Haupt, Sky’s Edge, está aceitando encomendas de um completo Rotary Un-Smartphone Kit que vem com tudo que você precisa para ter um smartphone de bolso capaz de se conectar a redes celulares para chamadas telefônicas … e não muito mais do que este.
Conheça Rotary Un-Smartphone, um kit para um smartphone com um botão giratório
Um Rotary Un-Smartphone totalmente montado possui um discador rotativo, um modem celular 4G (com suporte para redes 3G e 2G) e um leitor de cartão SIM, e uma placa de circuito impresso com um microcontrolador compatível com AtMega2560 Arduino.
Há um pequeno display OLED na parte frontal do dispositivo para identificação de chamadas e uma tela ePaper na parte traseira que pode exibir mensagens indefinidamente.
Os detalhes de contato podem ser armazenados em um cartão microSD para uma função de discagem rápida.
Há um microfone embutido que pode ser desconectado fisicamente quando você não o está usando, uma campainha mecânica que toca quando uma chamada está chegando, uma entrada para fone de ouvido, luzes LED indicadoras e uma porta USB-C para carregar.
O The Rotary Un-Smartphone é fornecido em kit com todo o hardware necessário para a montagem do telefone e manual do usuário com instruções.
Entre outras coisas, isso permite que a Sky’s Edge venda o kit sem o licenciamento da FCC ou fornecendo o nível de suporte que os clientes podem esperar de um dispositivo pré-montado.
Portanto, um kit DIY deixa mais claro que este é um telefone para hackers de hardware e/ou outros entusiastas.
Dito isso, você não precisa de um ferro de solda, cola ou ferramentas de corte para montar o telefone. Tudo pode ser montado com ferramentas básicas, incluindo chaves de fenda e pinças.
Com preço de US$ 390, o kit custa menos que um iPhone, mas não é exatamente barato. Mas este não é um dispositivo produzido em massa, então você está pagando por um produto bastante exclusivo com um conjunto específico de componentes.
Se você preferir construir o seu próprio do zero, os arquivos elétricos, mecânicos e de firmware são todos de código aberto, mas suspeito que você gastaria pelo menos a mesma quantia (e muito mais tempo) tentando reproduzir o trabalho de Haupt.
Você pode encontrar mais detalhes em Sky’s Edge, ou ver a descrição de Haupt do telefone rotativo DIY original para ver como tudo começou.