Conheça ProteusDevice – um computador Linux com uma porta Ethernet

A XXLSEC está produzindo o ProteusDevice, um computador Linux de mão com uma porta Ethernet. Conheça melhor esse pequeno equipamento focado em segurança.

A XXLSEC, com sede em Helsinque, na Finlândia, publicou especificações para um computador de mão baseado no i.MX6 Quad, focado na segurança, chamado ProteusDevice, que é baseado em seu dispositivo Privecall TX quase idêntico, mas um pouco menor.

Conheça ProteusDevice – computador Linux de mão com uma porta Ethernet

Os anúncios minimalistas do Twitter e do Reddit afirmam que o dispositivo com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas está à venda, mas não há preço ou página de compras listada.

Conheça ProteusDevice – um computador Linux com uma porta Ethernet

ProteusDevice executa um PriveOS baseado em Linux 5.4 com proteção de segurança e sem blobs binários em um i.MX6 com 1GB de RAM, 8GB eMMC, tela sensível ao toque de 5 polegadas, 10/100 Ethernet e Wi-Fi opcional.

Esse “dispositivo móvel seguro de computação” de especificação aberta também é chamado de “hardware limpo”, pois é construído a partir de “componentes totalmente transparentes”, com “nenhum conhecido desconhecido incluído”. O esquema e o código-fonte serão publicados no GitHub.

O dispositivo segue outros computadores de mão e smartphones Linux orientados à segurança e à privacidade, com software Linux aberto e, em alguns casos, hardware de código aberto.

Os mais recentes incluem o Pocket P.C. das peças de origem computador de mão e o PinePhone habilitado para 4G da Pine64.

A distribuição PriveOS reforçada com segurança do dispositivo é executada em um kernel Linux 5.4 “vanilla” e usa o protocolo MPP (Message Posting Protocol) e o controlador Inter-domain Controller (IDC).

Ela oferece criptografia de ponta a ponta para transferências de arquivos, bate-papo, mensagens e chamadas de voz IP. Outros recursos incluem codificação multipartidária e cifras drop-in.

O ProteusDevice fornece proteção total contra phishing, malware, ransomware, aplicativos não autorizados, ataques à cadeia de suprimentos, acesso não autorizado a terceiros e ataques de infra-estrutura de back-end, diz XXLSEC.

A empresa promete proibir a coleta de metadados, uma prática na qual o iPhone da Apple fez algumas melhorias recentes, mas ainda insuficientes, em comparação com o Android do Google.

O Privecall TX destacado no site XXLSEC executa a mesma pilha do PriveOS e, embora haja menos especificações detalhadas, parece quase idêntico.

Privecall TX

A única diferença que vimos é que suas dimensões são 150 x 78 x 15 mm em vez de 160 x 78 x 15 mm para o ProteusDevice. Os dispositivos rodam no NXP i.MX6 Quad, com pouca energia, mas bem conhecido, com 4x núcleos Cortex-A9, com freqüência de 1GHz a 1.2GHz.

O ProteusDevice está equipado com 1 GB de RAM, 8 GB eMMC e um slot microSD. Há uma tela sensível ao toque IPS de 1280 x 720 de 5 polegadas com luz de fundo e o recurso mais singular do telefone: uma porta Ethernet 10/100.

Também é possível comprar um módulo opcional TI WiLink WL1801 com WiFi de 2,4 GHz e uma antena interna. Outros recursos incluem um microfone, alto-falante, LEDs e botões programáveis ​​de energia, casa e volume programáveis ​​pelo usuário.

O computador de mão de 276 gramas possui uma bateria de 3500mAh e uma autonomia de 4,5 a 7,5 horas. Ele pode ser carregado através de uma porta micro USB apenas para carregamento e monitorado através de um medidor de combustível conectado ao I2C.

O ProteusDevice deve estar disponível em breve a um preço não divulgado. Mais informações podem ser encontradas nos anúncios do Reddit e do Twitter, bem como na página do projeto no GitHub.

Mais informações sobre o Privecall TX semelhante podem ser encontradas na página do produto Privecall TX da XXLSEC.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile