Conheça os primeiros Chromebooks compatíveis com jogos do Steam, segundo uma lista inicial que apareceu em uma recente mudança de código.
Tendo sido confirmado por um Googler há mais de dois anos, o Chrome OS está agora mais perto do que nunca de oferecer suporte oficial a jogos através do Steam.
E, agora, o site 9to5Google descobriu os primeiros Chromebooks que devem suportar jogos do Steam.
Conheça os primeiros Chromebooks compatíveis com jogos do Steam
Quando eles investigaram pela primeira vez os esforços do Google para jogar jogos Steam no Chrome OS, codinome Borealis, todos os sinais apontavam para o início dos Chromebooks construídos com os processadores Intel Core de 10ª geração.
Claro, um ano e meio se passou desde então, sem indicação de quando o Steam seria lançado nos Chromebooks.
No entanto, as coisas podem finalmente estar nos estágios finais de preparação.
De acordo com um comentário do desenvolvedor de janeiro, o Google agora tem “cronogramas” firmes para quando o Steam no Chrome OS precisa ser enviado.
É possível que isso esteja diretamente relacionado a empresas parceiras do Google, como Lenovo e HP, provavelmente trabalhando em Chromebooks com teclados RGB comercializados para jogadores.
Em uma mudança de código publicada recentemente, o Google apresentou uma lista inicial de modelos de Chromebooks compatíveis, juntamente com algumas especificações mínimas extras que eles precisam ter.
Por enquanto, a lista consiste principalmente em Chromebooks da Acer e ASUS.
- Volta – Acer Chromebook 514 (CB514-1H)
- Volet – Acer Chromebook 515
- Voxel – Acer Chromebook Spin 713 (CP713-3W)
- Delbin – ASUS Chromebook Flip CX5 (CX5500)
- Drobit – ASUS Chromebook CX9 (CX9400)
- Elemi – Chromebook HP Pro c640 G2
- Lindar – Chromebook desconhecido/não lançado da Lenovo
Mais abaixo no código, descobrimos que não é qualquer versão desses Chromebooks que funcionará, pois há alguns requisitos extras.
No mínimo, seu Chromebook precisa ter um processador Intel Core i5 ou i7 (11ª geração) e um mínimo de 7 GB de RAM. Isso elimina quase todos os Chromebooks, exceto aqueles na faixa intermediária e alta.
Dito isto, há muito tempo para esta lista se expandir nas próximas semanas e meses. Notavelmente, nenhum dos Chromebooks mencionados com teclados RGB está listado atualmente como suportado.
Também vimos evidências de que o Google está testando o Steam em processadores Intel Core de 10ª geração mais antigos, bem como em chips da AMD, cada um em outubro.
Outro detalhe interessante é que a Nvidia parece estar diretamente envolvida com o desenvolvimento do suporte Steam para o Chrome OS, com várias alterações de código sendo desenvolvidas e enviadas pelos funcionários da Nvidia.
A Nvidia já estava preparada para ter uma presença maior no Chrome OS graças à sua colaboração com a MediaTek.
Ao mesmo tempo, a Nvidia vem trabalhando ativamente para possibilitar que os Chromebooks tenham uma placa gráfica discreta – ou “dGPU”, que é estritamente usada para uso intensivo – seja usada exclusivamente pela máquina virtual que será usada pelo Steam.
Considerando que não há nenhum Chromebook na lista atual que ofereça uma dGPU, certamente há mais modelos compatíveis a serem adicionados no futuro.
Tudo dito e feito, está claro que o Google tem fortes ambições para jogos no Chrome OS, tanto no futuro próximo quanto nos próximos anos, incluindo uma classe totalmente nova de Chromebooks de jogos no horizonte para melhor suporte ao Steam.
Deve ser interessante ver como o Google consegue encaixar o Steam no Chrome OS em sua visão mais ampla de jogos com coisas como Stadia e Google Play Games no PC.