Conheça os futuros PCs de jogos portáteis AYA Neo, revelados pelo CEO da AYA durante uma das transmissões ao vivo.
A AYA anunciou recentemente que está trazendo os chips da série AMD Ryzen 7000U para vários PCs portáteis para jogos, incluindo o AYA Neo Air Plus, o AYA Neo 2S e o AYA Neo Geek 1S.
Mas durante uma das transmissões ao vivo longas e sinuosas da empresa, o CEO também deu uma espiada em vários outros produtos futuros.
Conheça os futuros PCs de jogos portáteis AYA Neo
Um é o AYA Neo Slide, sobre o qual relatamos desde o ano passado. Mas outro é o AYA Neo Kun, um modelo de tela maior que pode forçar a definição da palavra “portátil”.
AYA Neo Slide com Ryzen 7000
Já sabemos que o AYA Neo Slide deve apresentar uma tela de 6 polegadas, 1920 x 1080 pixels e um design estilo slider que permite empurrar a tela para cima para revelar um teclado físico.
Basicamente, é a resposta da AYA ao GPD Win 4: um computador de mão que facilita a entrada de texto sem a necessidade de um teclado na tela que obscurece metade da tela.
Até agora, a AYA vinha dizendo que o Neo Slide viria com um processador AMD Ryzen 7 6800U, mas agora a empresa diz que ele será equipado com os novos chips da série Ryzen 7000.
Embora a empresa não tenha dito qual processador esperar, parece uma aposta segura que a AYA se contentará com o Ryzen 7 7840U ou um chip semelhante como o AMD Z1 Extreme.
A combinação de núcleos de CPU Zen 4 e gráficos RDNA 3 deve trazer um desempenho significativamente melhor para a maioria das tarefas.
A AYA ainda não revelou preços ou data de lançamento, mas a empresa diz que “o desenvolvimento do AYA Neo Slide está bem encaminhado e a estrutura e a dissipação de calor foram otimizadas”.
AYA Neo Kun
A empresa também está fazendo teaser de um dispositivo com tela maior há alguns meses.
O CEO Arthur Zhang diz que gostaria de entregar um PC para jogos “semi-móvel” para uso em casa, onde você pode facilmente conectar a uma fonte de alimentação, mas pode não querer ser conectado a uma TV de tela grande.
Os tamanhos de tela possíveis podem variar de 8 a 10 polegadas.
Isso seria incomum, mas não sem precedentes – One Netbook vende alguns dispositivos portáteis ONEXPLAYER com telas de 8,4 polegadas e o GPD Win Max 2 tem uma tela de 10,1 polegadas (embora seja indiscutivelmente tanto um minilaptop quanto um portátil).
Mas durante a apresentação de hoje, Zhang também explicou algumas das vantagens que vêm com telas maiores:
- Há espaço para joysticks/controladores de jogos quase de tamanho normal.
- O Kun é “o computador de mão da AYA Neo com a maior contagem de botões até agora”.
- Há espaço para uma bateria realmente grande.
Esses recursos também podem ter um custo… literalmente. A AYA diz que o Kun provavelmente também será o modelo mais caro da empresa até o momento. E não é como se os modelos existentes fossem conhecidos por seus preços baixos.
E isso pode ser um problema agora que empresas menores como AYA, GPD e One Netbook estão enfrentando concorrência no espaço de jogos portáteis não apenas do Steam Deck da Valve, mas também de portáteis de empresas mais conhecidas como a Asus.
Mas talvez seja por isso que também estamos vendo empresas como a AYA lançar designs contra a parede para ver o que fica.
Se você não pode competir em preço, talvez possa tentar oferecer algo que não esteja disponível nas principais empresas de PC, esperando que os entusiastas estejam dispostos a abrir suas carteiras.