Se você instalou o Ubuntu e acha que não está completo, conheça o Ubuntu Post Install Scripts e deixe o Ubuntu do seu jeito.
Quando o Ubuntu é instalado pela primeira vez, é preciso muito trabalho para deixá-lo ao seu gosto, como instalar seus aplicativos favoritos, definir suas configurações preferidas ou executar outras tarefas menores.
Quem já visita o Blog do Edivaldo há muito tempo sabe que no passado publicamos artigos e tutoriais de programas que ajudavam nessa tarefa. Contudo, por falta manutenção dos produtores dessas soluções, elas ficaram abandonadas e desatualizadas, tornando-se inutilizáveis.
Felizmente, agora existe o Ubuntu Post Install Scripts.
Conheça o Ubuntu Post Install Scripts e deixe o Ubuntu do seu jeito
Ubuntu Post Install Scripts é uma série de scripts que são usados para tornar as coisas mais fáceis para você depois de instalar a distribuição Ubuntu (e derivados).
Para entender como o Ubuntu Post Install Scripts é preciso entender que Scripts são programas de computador simples que são frequentemente usados para automatizar processos repetitivos.
Eles geralmente não são compilados em código de máquina antecipadamente, mas são executados por um interpretador que lê o arquivo de origem à medida que ele é processado; em alguns casos, eles também são executados por meio de um console no qual os usuários interagem passo a passo com o intérprete.
Os scripts podem ser usados para prototipar programas, automatizar trabalhos menores, executar processamento em lote e interagir com o sistema operacional e os usuários. Por esse motivo, os shells geralmente incluem recursos de programação.
Voltando ao Ubuntu Post Install Scripts, este projeto de código livre distribuído sob a licença GPU GPL e totalmente gratuito pode ajudá-lo com tudo isso.
Com o Ubuntu Post Install Scripts você pode começar a trabalhar assim que instalar sua distro e abrir o caminho…
Para esse fim, este projeto foi projetado para ser modular, e não apenas um grande script para tudo. Desta forma, você pode excluir ou excluir as funções que você não precisa.
E está dividido assim no diretório de dados, com os arquivos que são as listas de pacotes que serão lidos por muitas funções, o diretório de funções que é o principal onde estão as funções de script, e apps que são as funções a serem instaladas aplicações de terceiros.
Dito isso, vamos instalar esse script?
Primeiramente, abra um terminal (usando as teclas CTRL + ALT + T) e baixe o script, usando o comando abaixo:
sudo git clone https://github.com/snwh/ubuntu-post-install.git
Em seguida, para executar o script, basta fazer o seguinte:
/opt/ubuntu-post-install/./ubuntu-post-install.sh
Na tela do programa, acesse as opções e comece a explorar esse importante recurso.
Mais informações sobre o Ubuntu Post Install Scripts, acesse a página do projeto no GitHub.