Conheça o Releax OS, um sistema operacional Linux independente e leve, que usa o XFCE e instala os aplicativos em uma pasta apps.
Existem muitas distribuições de Linux por aí, mas sempre há espaço para outra que vem com algo que a diferencia do resto da multidão.
E um desenvolvedor afirma que sua própria distribuição Linux independente, chamada releax OS, é algo que você não encontrará em nenhum outro lugar, pois vem com um pacote de recursos atraente e uma interface de usuário atraente.
Conheça o Releax OS, um sistema operacional Linux independente e leve
O releax OS, cujo nome nasceu de um erro de digitação, introduz uma maneira diferente de gerenciar aplicativos de usuário instalados no sistema, conforme explicado pelo desenvolvedor no reddit.
O desenvolvedor explica que:
“Em vez de instalar os aplicativos em /usr onde estão presentes arquivos críticos do sistema, o releax OS usa uma pasta/apps onde apenas aplicativos instalados pelo usuário estão disponíveis com sua própria hierarquia.”
Essa nova distribuição Linux usa o ambiente de desktop Xfce e vem com suporte para instalação de pacotes binários e de código fonte. Além disso, o desenvolvedor diz que o releax OS também oferece suporte ao Flatpak.
“Releax OS é um projeto de código aberto gratuito focado em simplicidade e inovação. Ele não promete ser o melhor sistema operacional disponível, mas visa fornecer uma interface para apreciar o trabalho.”, afirma o desenvolvedor no site oficial da distribuição.
A distribuição inclui sua própria loja de aplicativos, chamada Bazaar, e promete funcionar sem problemas em configurações de hardware mais antigas, pois é um sistema leve que não deixa o computador mais lento.
Em outras palavras, se você planeja tentar isso em um computador antigo com Windows XP, há uma chance de que ele funcione bem, ou pelo menos, é isso que o desenvolvedor promete.
O releax OS vem com uma série de aplicativos, incluindo Steam, Wine e GIMP. Portanto, basicamente, o software essencial já está lá para começar a trabalhar ou jogar jogos imediatamente.
Se esse projeto será ou não bem-sucedido é algo que ainda precisa ser visto, mas, por enquanto, parece outro esforço interessante que você pode muito bem tentar.