Conheça o novo processador Snapdragon 7+ Gen 2, que a Qualcomm diz que oferece até o dobro de gráficos e desempenho de IA.
O novo processador Snapdragon 7+ Gen 2 da Qualcomm é uma continuação de nome estranho do Snapdragon 7 Gen 1 do ano passado, mas também está dando o apelido de plus, apesar de nunca ter lançado um Snapdragon 7 Gen 2.
Conheça o novo processador Snapdragon 7+ Gen 2
Mas ele pode realmente ter a desculpa do desempenho para justificar o novo nome. A Qualcomm diz que o novo chip oferece até o dobro de gráficos e desempenho de IA e desempenho de CPU até 40% mais rápido, além de trazer uma melhoria de 13% na eficiência energética.
Dito isso, os primeiros smartphones com Snapdragon 7+ Gen 2 devem chegar antes do final do mês.
De acordo com a Qualcomm, o novo processador possui uma CPU octa-core com:
- 1 x núcleo ARM Cortex-X2 Prime @ até 2,91 GHz
- 3 x núcleos de desempenho a até 2,49 GHz
- 4 núcleos de eficiência até 1,8 GHz
Isso é um grande avanço em relação ao Snapdragon 7 Gen 1, que tinha um núcleo Cortex-A710 Prime de 2,4 GHz, mais três núcleos Cortex-A710 Performance a 2,36 GHz e quatro núcleos Cortex-A510 Efficiency de 1,8 GHz.
Essencialmente, a Qualcomm pegou o núcleo de desempenho que você normalmente encontraria em um chip Snapdragon da série 8 e o colocou no processador da série 7 mais poderoso até hoje.
Outras atualizações incluem um processador de sinal de imagem tripla de 18 bits (acima de 14 bits na geração anterior), um sistema sem fio FastConnect 6900 (acima de 6700), gráficos Adreno mais rápidos e suporte para telefones com até 4K/60 Display Hz ou telas QHD+ com taxas de atualização de até 120 Hz (acima de QHD+/60 Hz e FHD+/144Hz).
A Qualcomm diz que os telefones equipados com um processador Snapdragon 7+ Gen 2 podem suportar câmeras de até 200MP, podem combinar informações de uma sequência de 30 imagens para melhor fotografia com pouca luz e podem capturar vídeo HDR escalonado.
Também há suporte para a tecnologia AI Super Resolution para aprimorar jogos ou fotos da resolução de 1080p para 4K.
E o telefone possui um modem Snapdragon X62 com suporte para 4G e 5G dual-SIM, conectividade dual-active com suporte para redes mmWave e sub-6 GHz e suporte para velocidades de download de até 4,4 Gbps.
Alguns dos primeiros telefones equipados com o chip virão de empresas chinesas, incluindo a Realme e a submarca Redmi, da Xiaomi. Mas provavelmente veremos dispositivos adicionais com Snapdragon 7+ Gen 1 nos próximos meses.