Conheça o Framework Laptop, um notebook modular e atualizável de 13.5 polegadas, que promete mudar a forma de atualizar o hardware.
Como os laptops ficaram mais finos e leves ao longo dos anos, eles também ficaram mais difíceis de consertar e atualizar. Alguns modelos ainda têm memória ou armazenamento atualizáveis, mas muitos não. E boa sorte em encontrar um notebook moderno, fino e leve, com bateria removível.
Agora, uma nova startup chamada Framework está procurando reverter essa tendência… e mais um pouco.
Neste verão, a empresa lançará o Framework Laptop, um notebook de 2,9 libras com uma tela de 13.5 polegadas, um corpo de alumínio que mede 15,85 mm (0.62 polegadas) de espessura e outros recursos que você esperaria de um notebook premium em 2021. Mas também projetado para ser reparável e atualizável.
Conheça o Framework Laptop, um notebook modular e atualizável de 13.5 polegadas
Aqui estão algumas das peças que são projetadas para serem removidas e substituídas se você precisar realizar reparos devido ao uso e desgaste se você quiser atualizar para peças de última geração se e quando estiverem disponíveis:
- Bateria
- Tela
- Molduras
- Teclado
- Placa-mãe
- Placa wireless
- Memória
- Armazenamento
Esses dois últimos não são tão incomuns, mas além de apresentar soquetes padrão para armazenamento e dois slots de memória SODIMM, o Framework Laptop permite remover toda a placa-mãe e substituí-la se você quiser atualizar para um processador de última geração (infelizmente você não pode simplesmente remover o próprio chip, já que a maioria dos processadores para laptop são projetados para serem soldados a uma placa de circuito impresso).
Deseja alterar as portas do Framework Laptop? Voce tambem pode fazer isso. Ele possui um sistema de cartão de expansão que permite escolher entre módulos USB-C, USB-A, HDMI, DisplayPort e microSD.
Uma placa de expansão Gigabit Ethernet também está em construção, embora seja um pouco mais grossa do que as outras.
Cada módulo é um quadrado com um conector USB-C em uma extremidade e a porta de sua escolha na outra. Deslize-o em uma das quatro baias de placa de expansão no laptop e você pode ir all-in em USB ou escolher vídeo ou armazenamento.
A empresa também planeja lançar especificações e projetos de referência para o sistema de cartão de expansão, permitindo que empresas terceirizadas produzam seus próprios módulos que serão vendidos por meio do Framework Marketplace.
Quando o Framework Laptop for lançado neste verão, espera-se que ele seja equipado com um processador Intel Core “Tiger Lake” não especificado de 11ª geração e o notebook será configurável com até WiFi 6E, até 64 GB de RAM e 4 TB ou mais de PCIe Armazenamento NVMe Gen 4. O laptop tem bateria de 55 Wh.
Sua tela de 13,5 polegadas é uma tela de 2256 x 1504 pixels (proporção de 3:2) que vem com uma webcam 1080p capaz de gravar vídeo a 60 quadros por segundo, mas também há um interruptor de privacidade de hardware que desativa a câmera quando você não está usando isso.
Outros recursos incluem um teclado com curso de 1,5 mm, um Touchpad de precisão com uma superfície de vidro fosco e um sensor de impressão digital embutido no botão liga/desliga.
A Framework, que foi fundada por Nirav Patel, um dos primeiros funcionários da Oculus, ainda não anunciou o preço – vamos descobrir quanto custa esse laptop modular antes de ser colocado em pré-encomenda nesta primavera. Mas eu não esperava que o Framework fosse barato.
Destina-se a pessoas que procuram um computador personalizável que pode ser usado por anos e anos com um pouco de trabalho de reparo doméstico e/ou atualizações.
E se você estiver comprando um laptop que teoricamente poderia ter uma vida útil de décadas, em vez de alguns anos, então provavelmente você vai pagar um prêmio por ele… embora esperemos que não seja muito caro.
A empresa indica que a longevidade em si não está incluída na estrutura de preços.
Um dos maiores desafios que vejo em uma startup como a Framework é convencer os consumidores a investir na ideia.
Outros projetos modulares envolvendo laptops, telefones e relógios surgiram e desapareceram nos últimos anos, mas nenhum deles realmente ganhou força. E isso inclui projetos de grandes empresas, incluindo Intel, Google e LG.
Algumas empresas menores, incluindo FairPhone e Pine64, estão mantendo o sonho modular vivo, oferecendo telefones facilmente reparáveis com uma variedade de peças de reposição e até mesmo alguns módulos de atualização para peças, incluindo a placa principal PinePhone ou o módulo de câmera Fairphone 3. Mas esses dispositivos tendem a apresentar orçamento de hardware de gama média.
Será interessante ver se o Framework pode realizar algo semelhante com um notebook premium.
A Framework planeja enviar o laptop para clientes nos Estados Unidos e Canadá a partir deste verão, antes de disponibilizar o Laptop Framework para pessoas em partes da Europa e da Ásia ainda este ano.
Toda essa modularizarão me faz lembrar dos cartões PCMCIA, que prometiam levar a modularizarão para o hardware de laptops, mas não alcançaram seu objetivo (por causa do tamanho, preço, limitações tecnológicas da época e etc.), e cairão no esquecimento. Poucas pessoas lembram disso. Pois é, estou ficando velho, rs. 🙂