Se você precisa de programas em um dos formatos universais mais populares do momento, conheça o AppImageHub, um repositório central de apps AppImage.
Dos formatos de pacotes ‘autocontidos’ tão populares ultimamente (snap, Flatpak, AppImage), o AppImage é a que mais oferece opções de aplicativos e serviços.
Em termos gerais, AppImage é semelhante ao Flatpak ou Snap em formato: é uma imagem compactada do aplicativo que inclui tudo o que pode precisar para executá-lo e que é montada em um próprio diretório ao executá-lo.
No fundo a diferença é mais profunda: o isolamento do processo não fornece ou exige qualquer pacote adicional para executar ou “instalar” aplicativos, seja um processo em segundo plano ou permissões de administrador.
As aspas no termo “instalar” vêm à mente porque na realidade nada é instalado: o usuário faz o download do aplicativo, dá permissões de execução e, no máximo, a capacidade de adicionar ao menu de aplicações desktop para oferecer acesso imediato.
Mas se o arquivo for excluído onde foi colocado, o aplicativo será excluído. Com relação à atualização do aplicativo AppImage, o recurso existe, embora nem todos o usem: ele será feito com o aplicativo aberto, no estilo de como aplicativos como o Firefox ou o Chrome são atualizados no Windows.
As semelhanças com o Flatpak e o Snap são evidentes, mas o objetivo do AppImage é mais próximo do que entendemos como aplicativos portáteis.
Da mesma forma, o AppImage não tem integração com nenhum gerenciador de software, como o Flatpak ou o Snap, apesar de existir uma opção de terceiros que chega próxima disso, chamada de AppImageLauncher
É por isso que é normal encontrar esse formato na página de download oficial de cada aplicativo, como alternativa aos instaladores habituais.
Conheça o AppImageHub, um repositório central de apps AppImage
No entanto, existe o AppImageHub, um diretório em que os desenvolvedores que desejam podem colocar seus aplicativos.
Ele também difere de sites como o Flathub e o Snap Store, onde desenvolvedores oficiais, mas também os aplicativos de pacotes da comunidade: no caso do AppImageHub, apenas os desenvolvedores participam.
Concentrando-se no AppImageHub, sua apresentação é simples: os aplicativos são organizados por categoria e cada um inclui uma foto, uma descrição e os links de download e o projeto GitHub, serviço através do qual o desenvolvedor adicioná-los ao Diretório.
No entanto, a navegação não é a melhor – a pesquisa não funciona mesmo – e talvez seja por isso que tem uma seção onde todos os aplicativos são listados, que no momento da redação desse artigo tinha 685 entradas. Um número bastante significativo.
Como o AppImageHub é usado? Da mesma forma, muito simplesmente, no espírito de AppImage: Você pesquisa, baixa o arquivo que lhe interessa, dá as permissões de execução e está feito.
Quais aplicativos você encontrará? De todos os tipos: desde aplicações Electron até aplicações nativas genéricas, para GNOME ou KDE, entre outras.
A funcionalidade do AppImageHub tem muito a melhorar, mas pelo menos já existe um repositório centralizado, quase nos mesmos moldes do já mencionado Flathub e Snap Store.
Dê uma olhada nele, escolha o programa que você precisa e comece a usar!
Se preferir, você também pode localizar aplicativos AppImage, acessando essa página do Blog.