MOC um reprodutor de música para Linux leve e fácil de instalar

Se você quer experimentar um reprodutor de música extremamente leve, fácil de usar e instalar, então precisa conhecer o MOC.

MOC ou Music On Console (Música no Console/Terminal) talvez seja o reprodutor de música mais leve e fácil de instalar para Linux.

Conheça MOC, um reprodutor de música para Linux leve e fácil de instalar

Mesmo funcionando no terminal, ele é tão fácil de usar como qualquer outra alternativa de reprodutor de música para Linux. Além disso, o programa está disponível nos repositórios padrão do Ubuntu.

MOC reproduz sem problemas, independentemente do sistema ou da carga de I/O, porque ele usa o buffer de saída em um segmento separado.

Para completar, ele fornece reprodução contínua, porque o próximo arquivo a ser reproduzido é pré armazenado em cache enquanto o arquivo atual está sendo reproduzido.

Os formatos de arquivos suportados pelo programa incluem MP3, Ogg Vorbis, FLAC, AAC, Musepack, Speex, MOD e WavPack (e outros formatos menos populares suportados pelo Sndfile ).

Além disso, a maioria dos formatos de áudio reconhecidos pelo FFMpeg/LibAV também são suportados (por exemplo, MP4, Opus, WMA, APE, AC3, DTS – mesmo incorporados em arquivos de vídeo). O suporte a novos formatos está em constante desenvolvimento.

Você só precisa selecionar um arquivo de algum diretório usando o menu semelhante ao Midnight Commander, e o MOC começará a reproduzir todos os arquivos neste diretório, a partir do arquivo escolhido. Não há necessidade de criar listas de reprodução como em outros reprodutores.

No entanto, se você quiser combinar alguns arquivos de um ou mais diretórios em uma lista de reprodução, você ainda pode fazê-lo.

A lista de reprodução será lembrada entre execuções ou você pode salvá-la como um arquivo m3u e carregá-lo sempre que desejar.

Precisa do terminal onde o MOC está sendo executado para coisas mais importantes? Precisa fechar o emulador do terminal X?

Você não precisa parar de ouvir a música – basta pressionar q e a interface será destacada deixando o servidor em execução.

Você pode reconectá-lo mais tarde, ou pode anexar uma interface no console e outra no emulador do terminal X, não é necessário alternar apenas para reproduzir outro arquivo.

Instalando o MOC no Ubuntu e derivados

A maioria das distribuições Linux baseadas em Debian como o Ubuntu, Linux Mint, elementary OS, Pingus OS e etc, terá MOC como padrão em seus repositórios, por isso, para instalar MOC no Ubuntu e derivados, basta usar a Central de programas ou fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash/Atividades ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Agora instale o programa com o comando:

sudo apt-get install moc moc-ffmpeg-plugin

Pronto! O MOC está instalado e pronto para ser usado, para isso, digite no terminal: mocp
Se precisar de ajuda, tecle “h”, e para sair, “q”.

Desinstalando

Para desinstalar o MOC no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo apt-get remove moc --auto-remove

Deixe um comentário

Sair da versão mobile