Se você acha que o Gentoo é uma distribuição difícil de usar e está a procura de alternativas, conheça melhor o Gentoo e alguns dos seus derivados.
O Gentoo Linux é uma distribuição Linux versátil e rápida, totalmente gratuita, voltada para desenvolvedores e profissionais de rede.
No Gentoo, você precisa baixar o código fonte do software e compilar ele para poder instalar e usar. Parece difícil? Sim e não.
Conheça melhor o Gentoo e alguns dos seus derivados
No mundo do Linux, nem todas as distros são fáceis de usar e o Gentoo Linux é um dos mais difíceis. Acredite, até os usuários profissionais às vezes acham difícil operar tarefas diárias no Gentoo.
Apesar disso, usuários avançados e expertes acham essa distro muito útil, pois podem personalizar as coisas de acordo com suas necessidades.
Sim, ele permite ajustar quase todas as coisas, incluindo o kernel.
Mas, graças à comunidade de entusiastas do Linux, existem também outras opções de distribuições baseadas no Gentoo.
Existem muitas delas, e aqui estão algumas, para você conhecer, e experimentar.
Manjaro, o lado mais fácil e a face mais bonita do Arch Linux
Calculate Linux
Diferente de outros sistemas Linux, Calculate Linux é um conjunto de distribuições de desktop e servidor baseadas no Gentoo Linux.
O Calculate Directory Server (CDS) é uma solução que suporta clientes Windows e Linux via LDAP + SAMBA, fornecendo servidores proxy, correio e Jabbers com gerenciamento de usuários simplificado.
Já a edição Calculate Linux Scratch (CLS) é um Live CD com uma estrutura de compilação para criar uma distribuição personalizada.
Por fim, o Calculate Linux Desktop (CLD) é uma versão estação de trabalho e distribuição de cliente com desktop KDE (CLD), MATE (CLDM), Xfce (CLDX) e por fim, o Calculate Linux Desktop Cinnamon (CLDC), que inclui um assistente para configurar uma conexão com o Calculate Directory Server.
Para obter o Calculate Linux, acesse a página de download da distribuição.
Sabayon
O Sabayon é uma distribuição baseada no Gentoo que segue a filosofia de funcionar fora da caixa (out-of-the-box, do jeito que é entregue), com o objetivo de fornecer ao usuário um grande número de aplicativos que estão prontos para uso e um sistema operacional auto-configurado.
O Sabayon oferece ao usuário um espaço de trabalho fácil de usar com uma aparência cativante, boa detecção de hardware e um grande número de pacotes de software atualizados instalados por padrão, com software adicional disponível em um repositório.
Aproveitando a tecnologia central do Gentoo, o Sabayon tem como alvo os usuários em geral para facilitar o processo. No entanto, você ainda precisa instalar programas compilando a partir do código fonte.
O Sabayon está disponível em vários sabores, com os ambientes de área de trabalho KDE, GNOME e Xfce.
Então, se você se considera um usuário médio e deseja ter a experiência do Gentoo, experimente o Sabayon.
Para obter o Sabayon, acesse a página de download da distribuição.
Funtoo
O Funtoo Linux é uma distribuição baseada no Gentoo desenvolvida por Daniel Robbins (o fundador e ex-líder de projeto do Gentoo Linux) e uma equipe central de desenvolvedores, construída em torno de uma visão básica de melhoria das principais tecnologias no Gentoo Linux.
Assim como o nome sugere (fun significa “Diversão” em inglês), o Funtoo é uma versão divertida do Gentoo Linux.
A maior característica desta distro é o Git. O Funtoo é baseado no Git, o sistema mais popular para gerenciar e obter códigos-fonte da Internet.
Ele também melhora significativamente a velocidade de download e gerenciamento de software, enquanto o sistema de configuração clássico do Rsync levaria a mais problemas.
Além disso, o Funtoo é desenvolvido e gerenciado pela equipe oficial que está por trás do Gentoo Linux! Essa é uma ótima maneira de ter uma aplicação mais fácil e moderna do Gentoo.
O Funtoo Linux possui suporte UTF-8 nativo habilitado por padrão, uma árvore do Portage distribuída baseada em git e sobreposição de Funtoo, um Portage aprimorado com árvore de mini-manifesto mais compacta, importações automatizadas de novas alterações do Gentoo a cada 12 horas
Para completar, ele possui suporte de inicialização GPT/GUID e configuração de inicialização simplificada, configuração de rede aprimorada, estágios de Funtoo atuais e estáveis atualizados – todos construídos usando a ferramenta de construção Metro do Funtoo.
Para obter o Funtoo, acesse a página de download da distribuição.
Redcore Linux
O Redcore Linux é uma distribuição Linux romena que explora a ideia de trazer o poder do Gentoo Linux para as massas. Ele pretende ser uma maneira muito rápida de instalar um sistema Gentoo Linux puro sem gastar horas ou dias compilando a partir do código-fonte e lendo a documentação.
Para atingir esse objetivo, a Redcore fornece um repositório com pacotes binários pré-compilados que recebem atualizações contínuas, seguindo um modelo de lançamento rolling release.
Redcore é como o Sabayon, que tenta melhorar a qualidade de vida simplificando o Gentoo. No entanto, existem algumas diferenças importantes além do Sabayon.
Em vez de permitir que os usuários construam o binário a partir do código-fonte, o Redcore Linux fornece binários pré-construídos a partir do próprio Redcore.
Desta forma, o sistema oferece desempenho ainda mais rápido e ótima usabilidade para usuários em geral. Mas entra em conflito com a ideia principal do Gentoo. Isso é totalmente compreensível já que ele é voltado apenas para usuários em geral.
Para obter o Redcore Linux, acesse a página de download da distribuição.
Pentoo
Pentoo é um CD live baseado no Gentoo com uma seleção de aplicativos e ferramentas projetadas para realizar testes de penetração.
Você já ouviu falar do Kali Linux, certo? Kali Linux é uma distro para testes de penetração. O mesmo objetivo se aplica ao Pentoo também.
Só qu o Pentoo é muito mais legal, pois é altamente otimizado para ser executado a partir de pen drives e/ou CD-ROMs. Como você adivinhou, é o sistema operacional perfeito para facilitar a portabilidade.
Infelizmente, não há muita atividade no sistema. Alguns até acreditam que o projeto está morto há muito tempo. No entanto, se você é um profissional de segurança, experimente esta boa distro baseada no Gentoo.
Para obter o Pentoo, acesse a página de download da distribuição.
Conheça melhor o Gentoo e alguns dos seus derivados – Concluindo
Como é possível ver pelas opções, o Gentoo não é tão voltado para usuários normais. No entanto, fique à vontade para explorar o mundo do Gentoo sob o capô desses bons e otimizados derivados Gentoo. E claro, deixe sua opinião nos comentários.
Lembre-se também de que esta lista não é estática e será atualizada, sempre que surgir uma nova informação ou sugestão de outro derivado do Gentoo. Fique de olho!